Independentemente do mercado em que uma empresa atua, vender mais é sempre a meta. E o Cross Selling vem a cada dia ganhando mais espaço entre as técnicas aplicadas para alavancar os resultados.
Neste texto você entenderá melhor o que é essa técnica e como ela pode lhe ajudar em seus negócios.
O conceito de Cross Selling
O Cross Selling tem como ponto principal ampliar as vendas por meio da oferta do que o cliente precisa.
A ideia central é levar o cliente ao longo de sua jornada de consumo por uma experiência muito agradável, enquanto ele navega no funil de vendas.
Se traduzirmos literalmente o termo Cross Selling veremos que ele significa: venda cruzada. Isso já nos dá pistas de como a técnica é utilizada.
A proposta é que o Cross Selling oriente o consumidor a adquirir mais produtos, que estejam relacionados à compra principal que o motivou, e ainda que sejam de menor valor que o item principal irão incrementar a compra, promover uma experiência mais completa para o consumidor na utilização do seu produto e aumentar os lucros da empresa comercializadora.
Como a técnica é aplicada
Com certeza, em sua realidade você já se deparou com exemplos de Cross Selling, talvez de forma tão integrada e sutil que nem tenha notado que era a aplicação da técnica.
Um exemplo de Cross Selling em pontos de venda físico seria: você vai adquirir um sorvete, e ali, logo ao lado do freezer estão também deliciosas coberturas que deixarão seu sorvete mais saboroso. Fica difícil resistir, não é mesmo?
No ambiente virtual essa prática é ainda mais comum e fácil de ser implementada.
Geralmente, após escolher um produto em um e-commerce, outros produtos relacionados lhe serão oferecidos antes de você fechar a compra.
A técnica é muito importante para promover vendas, afinal, é muito mais provável que o cliente compre produtos relacionados à sua compra principal do que realize duas vezes a compra do mesmo produto.
É preciso conhecer os clientes
Para a técnica ser realmente efetiva é necessário que seja aplicada com planejamento, estratégia e inteligência.
É muito importante conhecer o comportamento de consumo do seu público, pois quanto mais personalizada for a experiência, mais chances ela tem de ter sucesso.
Os produtos oferecidos no Cross Selling precisam ser relacionados, portanto analisar os dados das compras facilitará saber quais os interesses dos consumidores para poder combiná-los.
Busque ao máximo criar ofertas personalizadas, estude o histórico de compras, e invista em tecnologias e sistemas para fazer toda a gestão dessa inteligência necessária para ter sucesso.
Proponha, sem ser invasivo, que o cliente complemente suas compras com frases como: “quem comprou este item também gostou”, ou “pode ser do seu interesse”.
Benefício do Cross Selling para empresas e clientes
Ao implementar o Cross Selling em seu comércio, seus clientes participarão de uma jornada de compra mais completa, o que aumenta as chances de fidelização e mais proximidade na relação com a marca.
É um diferencial que aumenta as chances de divulgação espontânea por meio dos clientes satisfeitos que não hesitarão em divulgar sua alegria com a empresa.
E ao ser conquistado pelo Cross Selling, o consumidor irá gastar mais, o que aumentará o ticket médio de seu comércio, ou seja, a empresa consegue vender mais, aumentando o fluxo de caixa.
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E para facilitar as decisões estratégicas necessárias para aplicar o Cross Selling nós podemos te ajudar.
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