O Cross Merchandising está na sua vida há mais tempo do que você imagina. Isso porque esta técnica, muito conhecida pelas redes varejistas, estabelece inúmeras estratégias capazes de te fazer desejar um determinado produto.
Assim, profissionais especializados em comportamento do consumidor, utilizam uma série de associações imediatas e diretas que o cérebro faz entre produtos e benefícios. Tudo para te convencer a comprar por similaridade.
Quer entender como essa técnica acaba funcionando de forma eficiente? E mais: deseja aplicá-la na sua loja de material de construção? Acompanhe a leitura agora mesmo e surpreenda-se!
Descubra como a técnica do Cross Merchandising pode ajudar a sua loja de material de construção
O Cross Merchandising é o resultado de uma combinação de produtos que possuem uma relação direta entre si.
Dessa maneira, o objetivo é fazer com que todos os materiais que podem ser utilizados para o mesmo fim se encontrem no mesmo setor da sua loja, permitindo que o consumidor se pergunte se eles também não possuem utilidade em meio à sua demanda.
Por este motivo, no que diz respeito ao seu empreendimento, é interessante mesclar um material muito procurado com outro que o complementa, mas não é buscado com muita frequência.
Assim, o comprador irá olhar para o segundo produto e lembrar que já está na hora de comprar um novo ou, então, considerar que não poderia utilizar o primeiro sem o auxílio desta mercadoria.
Partindo deste viés, tal técnica pode fazer toda a diferença. Contudo, para que você conheça as melhores maneiras de implementá-la, é preciso estar atento a outros pontos que tal método necessita.
Saiba quem são seus clientes e pense como eles
É importante que você conheça seu consumidor, o estilo de vida que ele possui e o que mais costuma procurar dentro da sua loja. Isso ajudará a analisar qual a lógica que a esta persona utiliza para agregar mais produtos ao carrinho e, consequentemente, será primordial para organizar os itens nos setores determinados.
Por esta razão, ao invés de apenas considerar que uma mercadoria puxa a outra, é fundamental que você pense a respeito de quem entra no seu estabelecimento.
– Ele quer reformar a casa?
– Está começando uma obra do zero?
– O que mais ele pode precisar ao adquirir uma mercadoria em particular?
Todos esses pormenores precisam ser organizados para que o consumidor possa fazer associações com os seus produtos e, consequentemente, aumente a sua venda.
Facilite a busca (e a memória) do consumidor com o Cross Merchandising
Pode parecer simples, mas a verdade é que a disposição dos produtos é importante por diversos fatores. Isso porque ela ajuda a criar uma boa impressão da loja e ainda pode ser vantajosa para o cliente, que terá à disposição tudo o que precisa.
Olhando por este ângulo, ao considerar uma arrumação pautada no Cross Merchandising, você fará um lembrete constante ao consumidor de tudo o que ele pode precisar em sua empreitada.
Assim, ele não terá que se preocupar por esquecer um determinado item, pois todos estarão organizados de uma maneira que o fará recordar e, mais do tudo, comprar.
Logo, invista em seções que sejam totalmente magnéticas e intuitivas. Monte estações temáticas e crie uma imagem viva na mente do cliente, sem necessitar de cartaz e dentro da própria loja. Com isso, ao buscar por uma tinta, por exemplo, ele já saberá que irá encontrar pincéis, espátulas e outros itens similares ao lado.
Incremente suas seções com produtos corriqueiros
Agora que você conhece o seu cliente e entende o que ele deseja, separe o produto mais procurado por ele em sua loja. Coloque-o como a mercadoria principal e adicione ao redor outros itens corriqueiros, mas que fariam um incremento em toda a tarefa.
Dessa forma, o comprador pensará que está apenas levando o necessário, uma vez que adicionou a mercadoria mais importante ao carrinho. E, na verdade, está arrecadando mais uma série de produtos que não custam tanto, mas que, ao fim, podem até mesmo ultrapassar o valor do item “mais importante”.
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Nossa empresa é capaz de fornecer um software de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning) para pequenas e médias empresas. Assim, você pode considerar inúmeras técnicas e estratégias para fazer o seu negócio ser um sucesso, tal qual o Cross Merchandising.
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