CRM: por que a minha empresa precisa investir nesse modelo de gestão?

CRM é a sigla da expressão inglesa Customer Relationship Management, que em português pode ser traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse software reúne todas as informações dos clientes de uma empresa – seja qual for o porte dela – em um único lugar, tornando mais ágil o processo de consulta, e assim melhorando o relacionamento com cada um deles, condição indispensável para realizar vendas hoje.

Além disso, esse sistema também torna mais dinâmicas as atividades desenvolvidas na empresa, uma vez que automatiza tarefas que antes eram manuais, permitindo saber como outros setores da companhia estão trabalhando, entre outras vantagens.

Você sabe quais são os sinais que indicam que a sua empresa precisa implantar um CRM? É o que você confere agora neste artigo.

Baixo volume de negócios? Não com um CRM

Se hoje você já não consegue converter tantos leads em clientes ou que antigos clientes fechem novos negócios, este é o primeiro e mais óbvio sinal de alerta. Seguem abaixo alguns dos motivos para este fenômeno.

Falta de eficiência em tratar com cada lead

Como vendedor, você deve saber muito bem que não deve tratar todos os leads da mesma forma, certo? Isso porque cada um está em um estágio da jornada do cliente. Calcula-se que, em média, seja preciso cinco contatos para converter um lead em um novo cliente. E não se deve pensar só na venda de agora, mas também em fidelizar esse cliente conquistado, para que, além de continuar fazendo negócios com você, ele possa indicá-lo a outros possíveis clientes.

Um CRM armazena e coloca rapidamente diante dos seus olhos dados como: por quais canais cada cliente prefere manter contato, o que costuma comprar, em que época, etc; permitindo que você planeje a comunicação com ele com mais eficiência.

Demora a encontrar informações

Sua equipe demora vários minutos, ou literalmente horas, buscando dados de clientes? Esse tempo perdido é precioso! Se isso já é ruim em empresas de pequeno porte, imagine em grandes empresas, com muitos clientes e filiais!

Não estar com uma informação em mãos no momento em que se precisa dela pode custar não apenas o fechamento de um negócio, mas também a satisfação do cliente, sentimento que ele comunicará a outras pessoas todas as vezes que tiver oportunidade.

Falta de agilidade em resolver problemas

Não é só o departamento de vendas que necessita do CRM: ele também é indispensável para os departamentos de marketing, comunicação e time de resolução de problemas do cliente. Se alguém telefona para solucionar um problema, o ideal é que todos os dados dele já estejam à mão, para permitir um atendimento menos burocrático e mais eficiente possível, ou seja, que gaste a maior parte do tempo que se fez necessário diretamente com a resolução da questão.
Isso será outro ponto a favor de um boca a boca positivo a respeito da sua empresa.

Para ter uma visão mais ampla do negócio com CRM

Apesar de não ter a mesma abrangência de um ERP, cujo objetivo é integrar todos os departamentos de uma empresa, um CRM já torna possível que cada um dos departamentos citados acima, com foco mais diretamente no cliente, saiba o que o outro está fazendo, para que haja conformidade nas ações. Isso também melhora bastante a tomada de decisões na empresa.

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