Quando uma indústria não observa o Controle de Qualidade como uma atividade essencial em seu processo de produção, ela pode não apenas ser penalizada pelos órgãos de fiscalização, mas também perder a preferência dos clientes. E isso se torna bem pior quando consideramos o fato de que são eles a sua base financeira.
Por isso, garantir o controle de qualidade nas indústrias alimentícias é um fator essencial para que os alimentos não apenas sejam produzidos com a qualidade esperada, cumprindo as especificações técnicas e as recomendações legais, mas também para que o cliente fique satisfeito.
Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para trazer algumas dicas sobre como obter o controle de qualidade nas indústrias alimentícias. Confira!
Estabeleça a padronização dos processos de sua indústria alimentícia
Como sabemos, uma indústria desenvolve diversos processos em seu dia a dia ligados à produção de alimentos, por exemplo, separar a matéria-prima e colocá-la em máquinas específicas para que seja transformada em um item consumível.
Mas, e então, uma das primeiras coisas que precisa fazer para garantir a qualidade em sua indústria alimentícia é padronizar os processos. A padronização dos processos é indispensável, uma vez que colabora para que os gestores identifiquem falhas ou inconsistências e, a partir disso, possam solucioná-las, tornando-os mais eficientes (portanto, fazendo com que sejam executados com qualidade).
Defina os pontos críticos do controle de qualidade
Após realizar a padronização dos processos de sua indústria alimentícia, é hora de definir quais são os pontos críticos que merecem sua atenção em relação a qualidade. Pontos críticos de qualidade consistem em procedimentos preventivos que podem ser realizados em alguma fase de produção, com o objetivo de evitar falhas no processo produtivo e, assim, no produto final.
Nesse sentido, vale dizer que o Ministério da Agricultura define os pontos críticos de controle de qualidade como sendo qualquer ponto, operação ou procedimento ou etapa de fabricação de algum alimento. Nesse ponto ou pontos, aplicam-se medidas preventivas de controle com o objetivo de eliminar perigos para a saúde da população ou para evitar a perda da qualidade dos alimentos.
Estabeleça parâmetros de controle de qualidade
Não menos importante que definir os pontos críticos de qualidade é estabelecer parâmetros que possam ser utilizados para controlar a qualidade dos processos ligados à produção de alimentos. Por isso, defina parâmetros de qualidade claros, que devem ser alcançados pela sua equipe de produção. É a melhor forma para alcançar níveis aceitáveis de qualidade com relação à produção da indústria alimentícia.
Conte com um bom software de gestão de controle de qualidade
Por fim, como última dica, conte com um bom software de gestão de controle de qualidade, que possibilite a você melhor gerir os pontos que elencamos neste conteúdo. Utilizar um software de gestão de controle de qualidade permite que monitore os resultados de sua produção, bem como garante que possa adotar medidas corretivas no caso de identificação de falhas no processo de produção alimentícia.
É a melhor solução quando o que se busca é aumentar a eficiência e a produtividade em seu processo de gestão de controle de qualidade.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?