Toda empresa sabe que a distribuição de seus produtos é tão importante quanto a sua produção. Todo o processo feito até que eles cheguem ao consumidor final é o que faz diferença para garantir o seu sucesso no mercado.
Garantir que a entrega dos produtos para o cliente seja feita com qualidade é o que traz o impacto positivo para eles perante o serviço que escolheram. E, por isso, é tão importante que uma distribuidora tenha um sistema eficiente de controle de expedição.
Realizar esse tipo de investimento de maneira eficiente significa uma melhora no controle dos gastos e também na produtividade do setor, que são situações na qual os gestores têm enfrentado bastantes desafios para conseguir tornar isso possível.
O controle de expedição
Diminuir os custos e garantir a qualidade nas operações é o desejo de qualquer gestor. E a distribuidora que decide optar por um controle de expedição pode conquistar ambos.
Como a expedição de produtos é responsável por separar, conferir e embarcar os pedidos, devendo também entregá-los aos clientes, realizar um controle permite fiscalizar e garantir a eficiência de todo o processo a ser feito para levar a mercadoria até o consumidor final.
Os profissionais que são responsáveis por esse processo têm como certas atribuições do cargo escolher qual a melhor rota, o transporte que deverá ser feita a entrega do produto e a melhor embalagem a ser colocado.
Qualquer erro que acontecer durante esse processo de entrega pode comprometer a experiência do cliente, ao causar danos ao produto ou atrasos na entrega, influenciando negativamente na opinião da pessoa sobre a distribuidora.
Quais os benefícios desse controle?
- Aumentar a competitividade da distribuidora no mercado;
- Diminuir o tempo das entregas;
- Garantir a qualidade das mercadorias transportadas;
- Reduzir o custo com transporte, produtos e operações;
- Diminuir o desperdício com produtos de qualidade comprometida durante a entrega;
- Satisfação do cliente com o serviço prestado pela distribuidora.
Por que o controle de expedição é importante?
Uma das principais razões que tornam todo esse processo tão importante para as distribuidoras é conseguir realizar as entregas com qualidade, permitindo aos clientes receber os produtos nas condições esperadas e também conseguir cumprir os prazos de entrega das mercadorias.
Garantir a eficiência do setor de expedição é o que permite ao cliente sempre se manter satisfeito com o serviço prestado pela distribuidora e também manter uma boa imagem perante o mercado.
Quais erros evitar?
As distribuidoras costumam cometer certos erros que acabam prejudicando todo esse processo do controle de expedição dos produtos. Dessa forma, é preciso:
- Ter cuidado com as embalagens a serem escolhidas, já que elas é que ajudam a garantir a qualidade do produto e a manter todas as suas características. Esse erro pode comprometer a mercadoria e causar desperdícios;
- Procurar estar atento na hora de escolher as rotas e os veículos a serem utilizados. Um erro cometido pode acarretar atraso de entrega das mercadorias, bem como prejudicar a sua qualidade;
- Fazer listas de todas as mercadorias a serem entregues, dos prazos e dos destinos. Não realizar uma listagem pode comprometer a expedição correta dos produtos, principalmente por deixar os profissionais sem as informações necessárias para tal.