Conciliação de Cartão: O que é e qual a importância para a sua loja de Material para Construção

Conciliação de Cartão: O planejamento financeiro é a base para que seu negócio tenha um bom desenvolvimento. A má organização ou desconhecimento das finanças é o principal motivo para que pequenas empresas durem pouco no mercado.

Para evitar esse problema, trouxemos a prática da conciliação de cartão que não pode faltar na sua gestão.

Boa leitura!

youtube

O que é Conciliação de Cartão

A conciliação de cartão tem como objetivo conferir as informações de vendas realizadas pelos cartões de crédito e débito. Ou seja, verificar se os dados enviados pelas operadoras de cartão estão corretos ou se existe alguma divergência.

Dessa forma, é possível manter o controle das movimentações realizadas, verificar se as taxas descontadas estão corretas e evitar fraudes ou prejuízos no final do mês.

Pelo processo ser trabalhoso e demandar tempo dos colaboradores, muitas empresas optam pelos softwares de gestão. Assim, é possível automatizar todo o processo de conferência e diminuir possíveis riscos e falhas que ocorreriam na verificação manual.

 

 

Qual a importância para seu negócio

O método de conciliação de cartão permite que seja acompanhada a situação financeira da empresa e preserva seus objetivos, pois atua diretamente na administração correta do fluxo de caixa.

Por exemplo, ao ocorrer uma transação em débito já se sabe que o dinheiro irá cair em sua conta e qual o valor depositado. No entanto, em compras no crédito a quantia da compra só será depositada após um período de tempo.

Estas movimentações podem resultar em prejuízos se não assistidas corretamente, uma vez que influenciam na venda dos estoques e no período em que estes valores serão recebidos.

Para isso, é preciso saber quanto foi vendido, em qual período, quanto desse valor já retornou e quando o resto irá retornar, para que seja possível a compra de estoques, pagamento de colaboradores… Ou seja, para manter a empresa caminhando.

Além disso, ao realizar a conciliação evita-se não receber compras não confirmadas pela operadora, assim como garante que os valores errados sejam depositados também.

Outros erros também podem ser evitados com a conciliação de cartões. Em caso de antecipações sem ter o conhecimento das parcelas que serão antecipadas, das taxas cobradas, é mais fácil ver se os valores depositados estão corretos e as cobranças estão de acordo com o estabelecido. Você evitará erros e a perda de dinheiro. Manter a verificação destes dados irá ajudar a manter a ordem financeira.

Dessa forma, também dificulta-se que ocorram as cobranças indevidas, que podem acontecer pela falta de controle e conhecimento das taxas cobradas por cada operadora. E também possíveis fraudes, empresas que não mantém o controle de seus gastos e ganhos, às vezes, nem sabem que está ocorrendo um golpe.

 

 

Como fazer a Conciliação de Cartão?

Existem algumas dicas para que se aplique o planejamento da conciliação de cartão de uma forma que dê bons resultados.

Faça o registro diário das máquinas conferindo as vendas que foram realizadas e os valores que estão à disposição. Adicione também os comprovantes emitidos nas verificações. Fazer essa prevenção ajuda a diminuir os riscos e facilita na hora de resolver o problema com a operadora.

Sabemos que existem diversas operadoras e bandeiras. Cada uma trabalha de uma maneira com taxas e pagamentos, por isso, faça o controle de cada uma separada para evitar futuros erros e cobranças. Também é importante baixar e verificar cada um dos relatórios enviados pelas operadoras.

Além disso, controle seus extratos, os recebíveis e não enrole para fazer as correções necessárias.

 



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend