Com tantas opções no mercado, os consumidores estão mais exigentes e, por isso, as empresas precisam investir constantemente numa gestão de qualidade.
O cenário não é diferente com os negócios do ramo de restaurantes. É necessário estar sempre atento aos detalhes que façam uma diferença positiva.
Confira a seguir 6 dicas imperdíveis sobre como gerenciar um restaurante.
1. Capacitação profissional
Um gerente tem diversas atribuições, realizas inúmeras atividades simultaneamente e trata com pessoas praticamente todo o tempo, por isso, precisa ser paciente e ter capacidade para solucionar conflitos em sua equipe.
Por isso, não basta boa vontade para gerir um restaurante. É necessário qualificação profissional por meio de cursos e treinamentos nas áreas de administração, liderança, finanças e marketing. É preciso conhecer tudo da área.
2. Valorização da equipe
Os funcionários são o motor do restaurante. Eles fazem a comida, entregam os pratos e lidam diretamente com os clientes. Portanto, são os responsáveis pela impressão que o estabelecimento vai deixar no público, seja ela positiva ou não.
É preciso estimular o desenvolvimento profissional, oferecer salários adequados e valorizar quem se destaca são ótimas maneiras de conservar o grupo motivado e, consequentemente, mostrar resultados favoráveis na rotina do restaurante.
3. Estratégia de marketing
Implementar estratégias de marketing é essencial para tornar a marca conhecida e, com isso, despertar o interesse de novos clientes. Portanto, é preciso fazer investimento em ferramentas como redes sociais jornais ou cartões de visita.
No entanto, é importante conhecer bem o público para não jogar dinheiro fora. Se o seu público passa a maior parte do tempo na internet, não faz sentido investir em anúncios em rádio e TV, por exemplo. A estratégia deve ser assertiva.
4. Conhecer a legislação
Começar um restaurante requer conhecer a legislação que rege o setor alimentício para, eventualmente, não correr o risco de cometer alguma infração que possa custar cara para o negócio. É essencial estar sempre dentro da lei.
Também é primordial conhecer os impostos que incidem sobre o estabelecimento para que não fique sem pagar nenhum tributo por falta de informação e, com isso, ter que arcar com multas que façam a empresa sofrer.
5. Controle de estoque
Já pensou o cliente não experimentar a comida por falta de itens? Isso gera uma imagem negativa ao estabelecimento. A insatisfação pode fazer com que ele compartilhe a frustração nas redes sociais e aumente a repercussão negativa.
O gestor deve ter o controle total do estoque para que nunca falte nenhum item indispensável. Atualmente, há softwares de gestão, como o Yzidro ERP, que fazem o monitoramento automático do estoque e avisam sempre sobre a entrada e saída de produtos.
6. Supervisão dos custos
É fundamental que o gestor conheça a administração financeira do negócio, o que inclui fazer o balanço de vendas e gastos para avaliar o lucro da empresa. Só assim ele pode saber se o restaurante se encontra no caminho correto.
Além disso, é seu dever saber as datas de vencimentos das contas do estabelecimento para que não haja atrasos que prejudiquem a parte financeira. Com isso, o gestor pode fiscalizar se o negócio arrecada mais do que gasta.
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