Capacidade Produtiva: saiba o que é e como calcular na sua indústria

Empresas que buscam se manter competitivas e conquistar um posicionamento relevante no mercado precisam pensar em produtividade, de modo a ampliar a receita acima do aumento de custos, uma maneira de fazer isso é por meio da capacidade produtiva.

Produtividade quer dizer aumento da produção, sem necessidade de alocar recursos pessoais, financeiros ou até mesmo de tempo, de maneira proporcional.

Dessa maneira criamos um conteúdo exclusivo para você saber o que é capacidade produtiva e como calcular na sua indústria. Confira!

youtube

O que é capacidade produtiva?

Capacidade produtiva é o máximo que uma indústria pode produzir, ou seja, ao mobilizar todos os recursos, se chega a um volume que não pode ser ultrapassado sem mais investimento.

Esse dado é fundamental para orientar estratégias e serve como base para uma tomada de decisões mais assertiva e focada em promover os melhores resultados.

Ainda, conhecendo a capacidade máxima, é possível também saber o momento correto de interromper a produção.

Muitos gestores pensam que produzir o máximo é o que precisa ser feito. No entanto, produtos em excesso geram dinheiro parado no estoque, o que é considerado um gargalo. Clique aqui e veja alguns gargalos que você talvez não conheça.

 

Por que calcular a capacidade produtiva?

Ter em mãos esse dado é fundamental para identificar se os investimentos estão sendo realizados da maneira correta. Assim, se a produção real está muito distante do máximo possível, há momentos de ócio, ou folga, que podem ser combatidos, ou dependendo do cenário, não devem ser alterados.

Apenas conhecendo esse indicador é possível definir algumas maneiras de otimizar a produção de modo a reduzir os custos e ampliar os resultados. Isso deve ser feito em conjunto com os colaboradores e a equipe de gestão, para que todos compreendam o seu papel na cadeia.

 

 

Saiba como calcular na sua indústria

Esse cálculo é feito em três etapas, e todas elas servem para trazer mais seriedade ao resultado final. Então, preste atenção em cada um deles para conseguir resultados realistas e que podem orientar o futuro do negócio.

 

1. Capacidade instalada

É o quanto pode ser produzido ao longo de um dia de trabalho. É um cálculo hipotético que desconsidera tempo de descanso, a demora na resposta das máquinas ou quantidade de insumos disponíveis.

Se por exemplo, no pico de produção a equipe consegue 30 itens/hora, em um dia deveriam ser 720 itens (30 itens vezes 24 horas).

 

2. Capacidade disponível

É um fato que as indústrias não trabalham 24 horas por dia. Nem podem, afinal, as máquinas precisam de um tempo de descanso para não serem sobrecarregadas, assim como os colaboradores.

Se por exemplo a indústria opera 12 horas por dia, 30 itens vezes 12 é igual a 360 itens produzidos em um período de trabalho. Essa é a capacidade disponível.

 

3. Capacidade realizada

No meio de toda a produção, sempre há gargalos que podem ser previstos ou não. Troca de óleo, troca de turno, ajustes em equipamentos, queda no sistema de produção, entre outros. É preciso observação e registro para saber quanto tempo de produção é ocioso.

Imagine que a sua indústria passa 10% do tempo de trabalho resolvendo problemas em equipamentos ou na equipe. Então, se a capacidade disponível é de 360 itens, retirando 10% do tempo desperdiçado, a capacidade realizada é de 324.

360 * (100%-10%)

Se a capacidade realizada está muito abaixo da capacidade instalada, uma série de medidas pode ser tomada. Por exemplo, se a equipe é dividida em dois turnos, é possível reorganizar os processos para um período de 16 horas, e não 12 horas.

Ainda, 10% é muito tempo desperdiçado, então é preciso compreender porque isso está acontecendo para corrigir.

O fato é que a produtividade é essencial para qualquer empresa. Cada negócio deve definir os seus próprios padrões, para então agir com assertividade e sem desperdício de recursos.

 

Com o auxílio de um sistema especializado como o Yzidro ERP, é possível fazer um monitoramento constante da sua capacidade produtiva.

Gostou do artigo e quer saber mais? Então entre em contato com nossos consultores clicando no banner abaixo e agende uma demonstração das soluções que temos para transformar o seu negócio!



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend