A precificação é uma questão bastante complexa e que precisa de atenção do empreendedor, principalmente quando falamos em cadastro de promoção.
No caso dos produtos das lojas de material de construção, eles não são perecíveis, ou seja, possuem um prazo de validade mais estendido, o que dá alguma vantagem ao gestor ou gestora.
Porém, é preciso manter a rotatividade do estoque, garantindo que não haja problemas de armazenamento por longo prazo, como ferrugem, perda dos princípios ativos (no caso de produtos com agentes químicos), entre outros, que causam a deterioração dos itens.
Dessa forma, o cadastro de promoções pode ser uma função interessante para que haja maior rotatividade o estoque. Mas você não precisa ter prejuízo: continue a leitura do conteúdo e saiba como é possível fazer essa gestão, criar o cadastro de promoções e obter lucro.
Confira!
Cadastro de promoção: como fazer de forma segura
Às vezes, quando estamos com pressa para efetuar vendas, acabamos dando descontos sem saber ao certo o quanto estamos oferecendo por item e/ou pelo total da compra.
Com isso, é bastante comum haver prejuízo ou, ainda, acabar ofertando o produto por um preço com quase nenhuma margem de lucro.
Para evitar isso, e também como uma estratégia de marketing assertiva para as vendas, é possível criar uma precificação com margem para descontos e cadastro de promoções. Também é possível criar promoções sazonais, aliadas as campanhas.
Precificação com margem
Quando efetuar a precificação, os descontos também podem ser contabilizados. Ou seja, além do que você já costuma precificar, é preciso inserir a margem possível para descontos futuros.
Há empreendedores e empreendedoras que descontam a promoção do lucro e, portanto, já aumentam o lucro ou apenas o retiram, o que pode ser irresponsável e gerar prejuízos. Mas também é possível já fazer a inserção desse valor no total da precificação.
Dessa forma, por exemplo, você pode considerar a precificação da seguinte forma:
- Preço de custo;
- Margem de lucro;
- Preço praticado no mercado pelos concorrentes;
- Percentual das despesas operacionais;
- Demanda;
- Taxas da operadora de cartão de crédito (esse percentual pode ser dado como desconto para compras pagas à vista!);
- Percentual de desconto ou para cadastro de promoção futura.
Porém, ao considerar as variáveis e chegar ao valor final, é preciso verificar se não está muito distante do preço praticado no mercado, para evitar a insatisfação do consumidor.
Ofertas sazonais
No caso de ofertas sazonais planejadas com antecedência, é ainda mais simples efetuar a precificação para cadastro de promoção com lucro.
As ofertas sazonais são geralmente vinculadas a campanhas de marketing como “compre 2, leve 3”; “mês do acabamento”, “semana dos pais”, entre outros.
Ou, ainda, pode estar ligada a descontos e condições facilitadas pelo fabricante do produto. Por exemplo, se o fabricante te oferece um desconto onde a cada 50 sacos de cimento vendidos, você pode fazer descontos para estimular a venda. Dessa forma você acaba obtendo mais lucro comercializando pelo preço comum.
É sempre importante negociar com os fornecedores para obter condições especiais, porque assim você repassa ao cliente e pode os fidelizar mais facilmente.
Tenha um sistema para um cadastro de promoção eficaz
Para evitar erros humanos na “correria” do dia a dia, para agilizar o atendimento e também não depender que o gerente tenha que ir em cada caixa para liberar o cadastro de promoção, há uma forma mais eficiente ainda de conceder descontos ao consumidor final.
É possível contar com um sistema ERP integrado com o estoque, com a parte financeira da empresa e, ainda com os Pontos de Venda.
Com isso, no momento que o financeiro fizer o cadastro de promoção do material de construção, a venda com desconto já é liberada direto na nota fiscal, efetuando a cobrança correta.
Assim, o cliente não fica horas enfrentando demora no caixa para checar a disponibilidade de produtos, e também consegue obter as promoções desejadas!
Em caso de descontos para compras à vista, em dinheiro, débito ou pix. O percentual de desconto também já aparece ao final da compra quando há o cadastro de promoção no sistema ERP.
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