A competitividade do mercado sempre força as empresas a inovarem. Por isso, soluções e conceitos são criados a todo momento para que possa ser consolidada uma certa vantagem. O Business Intelligence é um conceito bem interessante e importante.
O que é Business Intelligence?
O termo Business Intelligence, pode ser traduzido literalmente como “Inteligência de Negócios”. Neste caso, o termo inteligência tem um sentido parecido ao aplicado às agências de inteligência, como a famosa CIA ou a nossa ABIN. Nestes casos, o termo remete a incessante busca por informações.
O Business Intelligence é bem parecido. É um conceito que vista uma busca constante por informações, particularmente, aquelas que podem ser aplicadas ao negócio. Essa busca por dados é um processo extremamente complexo, que começa com a coleta, mas passa pela organização e armazenamento, até a interpretação e compartilhamento com outros membros da equipe.
O conceito visa aplicar diversas metodologias para transformar essas informações mais brutas e sem contexto, em dados valiosos, que a empresa pode usar para tomar decisões estratégicas com mais propriedade. Por isso, é fundamental reconhecer os desafios e os principais passos para aplicar este conceito.
O desafio
A aplicação deste conceito é cercada de desafios. A quantidade de informação disponível é colossal, especialmente ao considerar um público que está totalmente conectado, praticamente desde o seu nascimento, gerando um mercado cada vez mais rico, complexo e variado. Além disso, é preciso aplicar este conceito de maneira ágil, de modo que as informações não estejam desatualizadas.
Coletando os dados
Portanto, é preciso coletar os dados. Para isso, existe praticamente uma infinita fonte de informações. Isso é, ao mesmo tempo, uma boa notícia e um perigo. Cabe aos gestores analisarem as melhores fontes de informações. Muitas vezes, esta fonte pode ser até mesmo interna, de modo a analisar as forças e fraquezas da empresa para conquistar novas possibilidades.
Fora isso, é preciso focar sempre no cliente. Cada decisão que é tomada a partir do Business Intelligence tem como foco trazer mais vantagens para ele, ou melhorar a relação da sua empresa com o público.
Com a enormidade de dados é preciso ter cada vez mais foco no realmente importa tanto para o seu cliente, como para a sua empresa. O filtro dos dados é tão importante quanto a capacidade de coletá-los.
Processando os dados
Uma vez que os dados sejam coletados é preciso armazená-los e processá-los. Aqui, existe outro desafio. Fazer isso com precisão e uma certa urgência.
É evidente que sem um software ou algum recurso parecido esse processo é praticamente impossível. Mesmo porque, a maioria dos dados vem de fontes digitais, como o Facebook. Além disso, o processamento precisa ser feito da maneira mais simples possível, para facilitar tanto a visualização e a interpretação dos mesmos.
O software de Business Intelligence permite a visualização mais simples, com recursos que irão facilitar a interpretação, o controle e o armazenamento destes dados.
Confira a nossa solução
O Business Intelligence é um conceito fundamental para que as empresas tenham mais informações sobre os clientes, sobre o mercado e sobre si mesmas. Assim, podem tomar decisões com muito mais propriedade. Já os softwares são fundamentais para fazer o armazenamento e controle das informações.
Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?