Há uma série de ações que podem ser tomadas para alavancar as receitas de uma oficina mecânica. Para que você aumente suas vendas nesse sentido, o primeiro passo é adotar algo indispensável no mundo moderno: um software feito sob medida para esta área.
Conhecido como sistema de gestão, um programa do gênero, automatiza e centraliza as mais diversas informações dentro do seu negócio, que vão desde entradas e saídas, passando pela gestão de clientes, além de mensurar a produtividade da sua equipe.
Contudo, muitos empresários negligenciam a importância de softwares para as oficinas mecânicas. O resultado? Posicionam-se atrás da concorrência e têm processos com mais erros manuais, além da demora para importar dados.
Por isso, aumente suas vendas com um sistema de gestão a partir do que trazemos neste artigo.
Vantagens de um software para oficina mecânica
Primeiramente, vamos listar as várias vantagens que um sistema de gestão traz para a sua oficina mecânica. Basicamente (e em resumo), ele consegue associar todas as informações, dados e números que rondam a administração do seu negócio, ajudando nas vendas.
Assim, agregam benefícios como:
Planejamento
Saber qual a demanda de veículos, quanto tempo demora para atender os mais variados processos e a realidade financeira da oficina permitem que você possa planejar de forma assertiva, eliminado os erros de gestão e investindo onde há resultado.
Aumente suas vendas aumentando a produtividade
Softwares ERP para oficina mecânica contam com módulos que te ajudam a entender como está a produtividade da equipe, de forma espacial ou geral. Por exemplo, é possível abandonar velhas rotinas ao entender como estão os colaboradores.
Finanças
Consequentemente, toda a gestão que o sistema traz te permite olhar de forma proveitosa para os dados financeiros. Fluxo de caixa, pendências financeiras, prazos, operações brutas e líquidas, tudo é centralizado, fazendo você não perder o caminho que o dinheiro percorre na sua empresa.
Agilidade
Perceba que todo esse processo é feito de maneira integrada e automatizada, o que gera agilidade e permite que toda a equipe foque em outras demandas da oficina, como o próprio conserto de veículos, em vez de perder tempo preenchendo à mão ou colocando dados em planilhas do Excel.
Clientes
Melhora-se, como um todo, a relação e a forma como você atende a sua clientela, trazendo menos burocracia e dando agilidade para saber em que ponto está o reparo do veículo dos clientes. Softwares também ajudam a cadastrar e ter controle dos dados dos consumidores.
Como um software faz com que aumente suas vendas
Além de todos os processos que trouxemos acima que, por si só, já te ajudam a aumentar as vendas (visto que você terá uma empresa bem mais organizada e com foco no perfil de cada um), é possível tomar uma série de outras medidas.
São elas:
- Envio automático de respostas aos clientes, mostrando como está o serviço que eles contrataram;
- Identificação do público-alvo da sua oficina mecânica, o que o ajuda a direcionar as ações publicitárias e de relacionamento com potenciais clientes;
- Podem-se agregar setores, fazendo-os se comunicarem (por exemplo, vendas com marketing), ampliando o entendimento de quais ações tomar;
- E, ainda, utilização de módulos que mostrem clientes antigos ou que foram apenas uma vez ao seu estabelecimento, fidelizando-se com promoções e outras ações. Por isso, aumente suas vendas com um software para oficinas mecânicas. Ele traz benefícios, é intuitivo e ajuda a ter resultados acima do esperado.
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