Para aumentar o faturamento é necessário analisar alguns indicadores, sendo um deles o próprio faturamento, que é um dos indicadores de sucesso de um negócio. Ele não é o único, mas se ele cresce, a chance do lucro e o reconhecimento da marca tendem a acompanhar.
O tempo todo há empreendimentos sendo erguidos e parece contraditório, mas lojas de construção dependem de muitos fatores externos para atrair clientes e fechar negócios. Políticas de financiamento, benefícios à construção civil, até mesmo o ânimo do mercado.
Dessa maneira, é essencial estar pronto para surfar esses ciclos quando eles chegam para garantir a perenidade. Assim, criamos um conteúdo exclusivo com 5 dicas para a loja de construção aumentar o seu faturamento. Boa Leitura!
1 – Invista em posicionamento para aumentar o faturamento
O posicionamento é peça fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Posicionar-se é marcar presença na região em que atua como uma referência na área. Não existe um passo a passo para conquistar a confiança do consumidor, pois isso depende da mensagem que a empresa quer passar.
Lembre-se que para aumentar o faturamento, você precisa fazer a mercadoria girar. O marketing é a ferramenta para atrair consumidores, mas o que vende de fato é o posicionamento e autoridade que você transmite ao se comunicar.
2 – Contrate bem
Empresas de sucesso demoram mais contratando do que demitindo. Uma boa contratação é fundamental. O consumidor que visita uma loja de construção costuma saber exatamente o que precisa, ou pelo menos acha que sabe.
Um colaborador solícito é capaz de direcionar o cliente a tomar melhores decisões no momento da compra. Assim, é esse funcionário quem entrega o valor da marca e conquista esse consumidor.
Pense em quantas vezes a mesma pessoa precisa de insumos para a construção. Seria ótimo se ela voltasse todas as vezes para a sua loja, não é mesmo?
3 – Administre o estoque
Só melhoramos aquilo que medimos. Isso é uma regra!
Para aumentar o faturamento da loja de construção você precisa conhecer os produtos que está vendendo. A qualidade de todos eles deve ser uniforme.
Saiba reconhecer aqueles que são um sucesso de vendas, e os que não impactam em nada nos lucros. Essa gestão é muito particular, então precisa ser analisada com calma.
4 – Elabore um layout vencedor
O layout é, basicamente, a maneira como os produtos são dispostos na loja. Ele é vencedor quando:
- Chama a atenção do cliente;
- É funcional;
- É intuitivo.
Visitar uma loja de construção não é uma programação de final de semana. O cliente vai quando precisa de algo efetivamente. O layout serve para guiá-lo e facilitar a sua vida na hora de encontrar o que está buscando.
Nada é mais frustrante do que ter um pedido claro em mente, mas não encontrar em meio a prateleiras desorganizadas.
5 – Conte com a tecnologia para aumentar o faturamento
Faturamento não é tudo!
Pode parecer contraditório, mas o faturamento é uma métrica em meio a muitas outras. Você pode faturar milhões, e ter custos ainda maiores, ficando no prejuízo.
A tecnologia é a sua aliada para implementar práticas de controle de estoque, registros contábeis, cadastro de consumidores, separação de itens, compras, vendas, emissão fiscal e outros dados que ajudam a compreender a rotina da loja de construção.
Não existe um guia definitivo para o sucesso. Tudo depende do seu posicionamento e da rápida tomada de decisões.
Porém, elas só são assertivas quando tomadas diante de dados e fatos, não achismo.
Temos soluções personalizadas para a sua loja de construção aumentar o faturamento por meio de decisões corretas e conscientes. Entre em contato com os nossos consultores clicando no banner abaixo para solicitar uma demonstração.