Para aumentar as vendas de grãos na propriedade rural ou estabelecimento equiparado, contar com um software se faz fundamental, principalmente quando o objetivo é gerir eficientemente a armazenagem deste produto.
A título de informação, de acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção de grãos deverá atingir mais de 330 milhões de toneladas nos próximos 10 anos. Some-se isso ao fato de que, conforme o Canal Rural, cerca de R$ 20 bilhões de grãos são perdidos por falta de uma infraestrutura adequada para a estocagem.
Nesse contexto, o uso de um software se apresenta como a solução ideal para resolver esse problema. A seguir, entenda melhor como essa tecnologia pode ajudá-lo!
Agilidade no processo de armazenagem de grãos
No pátio ou galpão de armazenagem de grãos, diversos processos são realizados no dia-a-dia. Alguns exemplos que podemos destacar nesse sentido são a entrada e saída de grãos. É comum que essa operação ocorra com frequência quando se trata de um produto que possui elevada demanda no mercado.
Diante disso, uma forma de agilizar as operações no pátio de armazenagem de grãos é contar com um software. Fica mais fácil obter controle de saídas e entradas de produtos quando se possui uma tecnologia que conta com recursos que permitem ao gestor cadastrar previamente os caminhões dos clientes para não gerar filas e realizar a pesagem dos grãos, por exemplo.
É fundamental observar que tudo isso colabora para o aumento das vendas. Como? Um software torna o pátio de armazenagem de grãos mais eficiente, o que de modo direto influencia na satisfação dos clientes. E isso faz com que sejam fidelizados.
Eliminação de perda de grãos
Como destacamos no início deste conteúdo, estima-se que uma grande quantidade de grãos seja perdida por falta de um bom gerenciamento do pátio de armazenagem. Como consequência, o empresário tem prejuízo e deixa de vender mais.
Todavia, ao contar com um software específico, o pátio pode ser gerenciado de maneira a controlar o processo de armazenagem de grãos. É comum que um sistema específico venha com recursos que possibilitam a otimização destas e de outras tarefas:
- Cadastro de preço de grãos;
- Controle de saídas e de entradas (Romaneio);
- Pesagem integrada ao sistema de gestão do pátio;
- Controle de saldo dos produtores/fornecedores.
Aumento da eficiência e produtividade
Por fim, ainda podemos destacar que, de uma forma geral, a adoção de um software promove o aumento da eficiência e da produtividade no âmbito do pátio de armazenagem de grãos. Os processos se tornam mais fluidos e os resultados são alcançados com maior velocidade.
Dessa forma, a organização pode vender mais, uma vez que se destaca no mercado pela sua eficiência e produtividade.
Diante do que foi apresentado, não há dúvidas de que contar com um software especializado é a solução ideal para o empresário do agronegócio que deseja aumentar a eficiência das operações do pátio de armazenamento de grãos e, assim, vender mais.
Deseja conhecer algumas de nossas soluções? Você pode solicitar uma demonstração de nossas tecnologias junto a um de nossos consultores. Entre em contato e saiba mais!
Fontes:
https://www.canalrural.com.br/noticias/deficit-armazenagem-graos-pais-milhoes-toneladas-por-ano-estima-conab-23416/
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2021/07/07/producao-de-graos-crescera-27percent-nos-proximos-dez-anos.ghtml