O apontamento de produção é parte altamente importante no setor fabril. Neste quesito, um ERP pode fazer toda a diferença.
Por isso, para compreendermos melhor o assunto, ao longo do artigo abordaremos do que se trata o apontamento de produção. E mais: vamos conseguir nos aprofundar em como o ERP ajuda nesta missão.
Afinal, o que é o apontamento de produção?
Na prática, este apontamento diz respeito a todo o processo de registro de um produto da linha de produção. Ou seja, uma espécie de monitoramento de cada etapa envolvida, combatendo ocorrências indesejadas. No mais, também é bastante importante para a detecção de erros, desperdícios e gargalos.
Definitivamente, trata-se de um pilar vital para todos que atuam no setor industrial. Afinal, graças a ele, conseguimos:
• Planejar e controlar efetivamente a produção;
• Fazer uma gestão adequada de estoque;
• Programar e reprogramar a produção;
• Controlar os custos e processos fiscais envolvidos;
• Fazer o rastreamento dos produtos em questão.
Ou seja, percebemos que envolve o funcionamento adequado de todos os processos produtivos. Posto que daí se derivam diferentes relatórios, análises e estratégias.
Como o ERP otimiza ao máximo o apontamento de produção?
Na prática, sabemos que a rotina produtiva envolve muitos processos. Neste meio, há questões de compras, aspectos fiscais, logísticos, etc.
Naturalmente, como são diferentes setores cheios de dinamismos e que se interagem, não podem lidar com as coisas manualmente.
Percebemos que o nível de informações e processos em diversos momentos se cruzam. Consequentemente, certos gargalos são inevitáveis quando tudo ocorre de modo meramente operacional.
É justamente aí que entra o ERP. Uma sigla para Enterprise Resource Planning, podemos traduzir por Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
O ERP no apontamento de produção
Como já abordado, o ERP se trata de uma solução integrada entre todos esses setores vitais na produção. Com essas partes tinindo, consequentemente, há uma otimização do chamado “chão de fábrica”.
Ocorre que com um monitoramento por software, as seguintes questões são respondidas:
• Quanto cada colaborador produziu e em quanto tempo?
• Quanto ao produzido, quanto de recursos foi utilizado?
• Quando e por que as máquinas foram paradas?
Com esses dados bem monitorados e explicitados, é possível otimizar o planejamento. Consequentemente, melhorar aquilo que precisa ser melhorado.
O papel do ERP no controle de estoque
Outro ponto vital do apontamento de produção permitido graças ao ERP é o controle do estoque.
Temos, assim, os seguintes fatores bem delimitados:
• Quais e quantos produtos novos deram entrada ao estoque;
• Quais e quantos produtos deram baixa no estoque;
• Localização física do produto;
• Acompanhamento de pedidos que motivaram as baixas;
• Rastreamento do destino final dos pedidos.
Ou seja, é o modo de combater o temido “furo de estoque”, bem como extravios.
Uma gestão de custos da produção
Por fim, vale mencionar que fica muito mais fácil mensurar os custos diretos e indiretos da produção, bem como alocar melhor os recursos caso necessário. Isso desde o processo de compra de mercadorias e suprimentos até mesmo a execução do serviço.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?