• Nossas Soluções
    • Sistema para Indústria
    • Sistema para Distribuidora
    • Material de Construção
    • Sistema para Supermercado
    • Loja de Varejo
    • Food Service (Alimentação)
    • Silos e Armazéns
    • Business Intelligence – YzBI
  • Revenda
  • Blog
  • Sobre
Central de vendas
(11) 3197-7770
Site Logo
HomeBlogGestão EmpresarialEstratégias de Gestão: por que as empresas estão apostando

Estratégias de Gestão: por que as empresas estão apostando

Por que pequenas e médias empresas apostam em novas estratégias de gestão
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copiar link

Para enfrentar a crescente concorrência e se adequar a um público consumidor cada vez mais exigente, pequenas e médias empresas vêm apostando firmemente em novas estratégias de gestão para se consolidarem e se manterem competitivas no mercado. E, sem dúvida, a principal inovação estratégica para que isso aconteça responde pelo nome de tecnologia, que é fator-chave para o aumento da produtividade, corte de gastos, melhor gerenciamento do negócio e tomadas de decisão mais acertadas.

De acordo com pesquisa realizada pela Oxford Economics em 21 países, incluindo o Brasil, as pequenas e médias empresas têm como prioridade investir em tecnologia para remodelar os negócios e ganhar mais força no mercado. Esse investimento refere-se à aquisição de software de gestão empresarial, análise de dados e mobilidade das informações.

Melhores resultados. A pesquisa revela também que pequenas e médias empresas com melhores resultados iniciaram mudanças significativas em seus modelos de negócio, produtos e estratégias de gestão baseados justamente no que a tecnologia oferece de melhor: aumento da eficiência operacional, melhoria gigantesca em processos, captura de dados e auxílio em tomadas de decisão estratégicas.

Tecnologia para melhoria dos processos e aumento da eficiência

Problema recorrente no ambiente empresarial, processos burocráticos lentos, imprevisíveis e bastante caros, são um dos pontos que mais atrapalham o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. A chegada da tecnologia, por meio de softwares de gestão ERP é o primeiro passo para trazer organização e desburocratização a qualquer companhia, facilitando a realização de todos os processos e trazendo mais inteligência à gestão.

Ao contar com um bom software ERP para auxiliar na gestão empresarial e obter melhores resultados, você centraliza todas as tarefas essenciais em um único local, e consegue unificar os dados de variados departamentos, tendo assim uma visão geral do andamento do negócio.

Conheça todos os seus gastos, uma das estratégias de gestão

Indiscutivelmente, você precisa ter controle e registro de todos os seus vencimentos — seja de fornecedores, impostos ou contas de consumo da empresa. Pagar as obrigações em atraso gera mais despesas em multas e juros. Além disso, é possível que se perca a concessão de descontos para quitações adiantadas no caso dos fornecedores.

Em relação aos impostos, o não pagamento em dia suspende as Certidões Negativas de Débitos (CNDs) — documentos que sempre devem ser mantidos válidos e atualizados.

E sim, a tecnologia vai te ajudar e muito também nesse quesito, melhorando todos os seus controles.

Controle seu estoque

Não controlar o estoque é facilitar a ocorrência de perdas por motivos diversos. Então, novas compras — desnecessárias — precisam ser feitas. E o mesmo ocorre quando algum item está armazenado em excesso, além do fato de isso não ser identificado para que o gestor crie uma estratégia de liquidação das sobras.

Então, primeiramente, tenha o registro de tudo o que há estocado detalhadamente. Depois, atualize o histórico com as saídas e entradas de itens. Contando com o auxílio da tecnologia, esse trabalho será facilitado e sairá perfeito, sem margem de erros.

E lembre-se, o estoque não tem só produtos ou materiais disponíveis para gerar faturamento. Ele tem dinheiro em bens que influenciam nas finanças atuais e em curto prazo.

Acompanhe de perto os indicadores do seu negócio

Os indicadores auxiliam na gestão financeira de pequenas e médias empresas? Com certeza, afinal, eles  medem o sucesso por meio de aspectos relevantes e distintos, e que podem influenciar uns aos outros. Mas como escolhê-los?

Existem alguns que são básicos e servem a todas as empresas. Então, partindo disso, acompanhe sempre:

  • A lucratividade;
  • O ticket médio;
  • As despesas fixas e variáveis;
  • O faturamento;
  • Os recebíveis em curto e longo prazo.

Além deles, você pode definir indicadores importantes especificamente para sua empresa. Por exemplo, para um escritório de contabilidade é fundamental medir o Lifetime Value, que significa o valor que cada cliente representa por período de relacionamento. Identifique o que é essencial para sua empresa, e transforme-o em indicador.

Para cada indicador, além do período de acompanhamento, defina metas a serem alcançadas.

Isso porque os objetivos auxiliam na análise da evolução de quesitos como o ticket médio e no controle de indicadores como despesas fixas e variáveis.

Afinal, como concilio tudo isso para melhorar minha gestão?

Conforme explicamos acima, o segredo é contar com um bom software ERP. Essa ferramenta tecnológica vai lhe trazer a organização e os parâmetros que você precisa para aumentar a eficiência operacional, acabar com a burocratização de processos, e facilitar todos os seus procedimentos e controles, tornando tudo muito mais transparente e simples de acompanhar.

Agora que você já sabe que precisa contar com a tecnologia para impulsionar suas estratégias de gestão, que tal conhecer o software ERP ideal para os seus negócios?

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copiar link


Categorias
  • Atacado e Distribuição
  • Bares e Restaurantes
  • Business Intelligence
  • Centro Automotivo e Oficinas
  • Gestão Empresarial
  • Indústria
  • Logística e Transporte
  • Lojas de Varejo
  • Material de Construção
  • Representação
  • Roupas e Calçados
  • Silos e Armazéns
  • Supermercado
Telefone
(11) 3197-7770
WhatsApp
WhatsApp
(14) 99103-9072 (Suporte)
(14) 99132-6595 (Comercial, Financeiro e Implantação)
E-mails
comercial@domtec.com.br rh@domtec.com.br financeiro@domtec.com.br ouvidora@domtec.com.br
Endereço
Avenida XV de Novembro, 1056
Centro - Bariri - SP - CEP: 17250-037

SOBRE

  • Conheça a Domtec
  • Segurança
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Contato

Links Importantes

  • Suporte Técnico
  • Universidade Corporativa Domtec
  • Seja uma revenda
  • Docs – Base de Conhecimento

NOSSAS SOLUÇÕES

  • Sistema para Indústria
  • Sistema para Distribuidora
  • Material de Construção
  • Loja de Varejo
  • Food Service (Alimentação)
  • Sistema para Supermercado
  • Centro Automotivo e Oficinas Mecânicas
  • Silos e Armazéns
  • Business Intelligence – YzBI
  • Todas as Soluções
© 2025 Domtec Sistemas.

FabbricaWeb - Sites em WordPress

//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Fale Conosco Agora

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato!

    Prometemos não enviar qualquer tipo de spam.

    Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato!

      Sobre a representação

      Região de interesse

      Localidades de interesse onde pretende atuar como representante Domtec

      Finalizando

      Send this to a friend
      Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.EntendiNão aceitoPolítica de Privacidade