A gestão de processos tem um papel primordial no setor industrial, focada em otimizar os procedimentos internos para reduzir os desperdícios, aproveitando melhor o potencial dos equipamentos e recursos humanos.
Quando ela é eficiente, garante que o fluxo das atividades aconteça dentro do previsto e que pequenos desalinhamentos sejam corrigidos antes de se tornarem problemas maiores.
No artigo de hoje, separamos 5 dicas para melhorar a gestão de processos da sua indústria. Confira!
Identifique os processos
É impossível gerir processos desconhecidos, por isso, a primeira dica é que o gestor passe pelo menos uma semana na linha de produção da indústria para mapear os processos que acontecem ali.
Nessa etapa, é importante conversar com os colaboradores e entender como funciona a dinâmica a partir da vivência deles.
Possivelmente, com essa primeira dica já serão identificadas pequenas falhas que deixam a cadeia de processos truncada e que precisam ser corrigidas.
Delegue a tomada de decisão
Um dos problemas mais comuns na indústria é quando todo o trabalho depende de decisões que apenas uma pessoa pode tomar.
Nesse contexto, qualquer mudança necessária será capaz de parar a produção, atrasando os processos e a entrega da mercadoria, desperdiçando o tempo útil dos colaboradores.
A descentralização é a chave: dentro a indústria, é preciso ter um profissional capacitado e de confiança, que esteja mais próximo dos outros funcionários no dia a dia e que tenha autonomia para a tomada de decisões.
Trace metas
A gestão de processos visa melhorar a fluência das atividades industriais, mas o que significa melhorar? Os resultados das estratégias de gestão só poderão ser mensurados se houver metas a cumprir.
Elas podem ser internas, por exemplo: reduzir o tempo entre a finalização e a embalagem do produto.
O importante é ter objetivos concretos, que sejam desafiadores e atingíveis simultaneamente, dando sentido a essa gestão.
Ciclo PDCA
Muitas indústrias implementam o ciclo PDCA, uma metodologia de 4 etapas adotada por empreendedores do mundo todo. As fases são as seguintes:
* Plan – planejamento – mapear um problema e analisá-lo para criar um plano de ação;
* Do – fazer – execução do plano;
* Check – checagem – observar se a ideia funcionou na prática;
* Act – ação – implementar esse plano como um novo padrão sempre que aquele problema surgir novamente.
Qualquer problema identificado no fluxo de processos da indústria pode ser solucionado seguindo essa metodologia.
Melhore o layout industrial
A organização espacial deve ser pensada a fim de favorecer a produtividade.
Núcleos que realizem processos que se complementam ou sequenciam precisam ficar próximos; se os colaboradores precisam transitar ao longo do expediente, deve existir uma área de circulação apropriada.
O layout diz respeito a soluções espaciais que melhorem a gestão de processos.
E, é claro, a gestão integrada pelo sistema ERP sempre é uma ferramenta útil de gerenciamento. Nesse caso, ela pode ajudar a mensurar a produtividade e, assim, apontar se as mudanças indicadas pela gestão de processos estão realmente sendo positivas ou não.
Além disso, também ajuda a organizar as finanças destinando recursos a serem investidos nessa gestão e integram os processos de produção a todos os outros departamentos da empresa.
Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?