Realizar a gestão do depósito de uma empresa de material de construção não é uma tarefa fácil, pois o alto número de item em estoque e as muitas variações de produtos, tornam o seu gerenciamento uma atividade complexa. No entanto, adotar um sistema que tenha foco nesse segmento empresarial facilita muito o dia a dia de trabalho de todos os colaboradores.
A Domtec Sistemas busca desenvolver soluções para todo segmento empresarial e o nicho de material de construção não poderia ficar de fora dessa parceria de trabalho. Por isso, desenvolvemos este artigo com os principais pontos em que um sistema pode ajudar na organização do depósito da sua empresa de material de construção.
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Veja como um sistema para loja de material de construção pode ajudar na organização do depósito:
Agilidade no recebimento, conferência e expedição
Como dito no início desse artigo, o segmento de material de construção trabalha com muitos itens e variações, logo, essa característica impõe a necessidade de maior atenção no recebimento, conferência e expedição dos seus produtos.
Dessa forma, adotar um sistema adequado vai acelerar os processes nessas atividades e, além disso, proporcionará maior confiabilidade em cada uma das etapas. Assim, a organização do depósito será mais efetiva, pois os produtos recebidos passarão mais rapidamente por todas as etapas, até chegar ao consumidor final.
Classificação dos itens de maior circulação
Um dos princípios da logística de material de construção é colocar os itens de maior circulação (compras e vendas/entrada e saídas) em locais mais acessíveis e que diminuam o deslocamento dos colaboradores que atuam na operação e movimentação desses produtos.
Assim, um bom sistema de gestão com foco em empresas de materiais de construção disponibiliza relatórios que permitem identificar os itens de maior circulação e movimentação, para que assim, possam ser posicionados nas alocações de mais fácil acesso aos colaboradores.
Essa estratégia diminui de forma considerável o tempo gasto nas atividades de movimentação dos itens de maior giro e torna as operações do depósito mais eficientes.
Gestão das compras e ressuprimentos
Analisar as compras e os níveis de ressuprimento são atividades fundamentais para se ter um depósito organizado e com bom fluxo dos produtos, dado que, isso permitirá melhor aproveitamento do espaço físico.
Logo, um bom sistema vai direcionar os gestores quanto as operações de compras e o momento certo de realizar os ressuprimentos de determinados itens. Além de orientar nas quantidades adequadas para recompor os estoques, essa funcionalidade permite melhor uso dos recursos financeiros da empresa, sem correr o risco de imobilizar uma alta quantia em itens que não terão grandes demandas por parte dos seus consumidores.
Fluxo estruturado das atividades da loja de Material de Construção
Um sistema proporciona a vantagem de poder parametrizar as etapas e as sequências das atividades e, assim, estabelecer um padrão do fluxo adequado do que deve ser executado. Isso proporcionará a coesão entre todos os ciclos, ou seja, desde o processo de compra, o recebimento, a conferência, a estocagem, a separação dos pedidos, o faturamento e a expedição.
Dessa forma, o sistema permite visualizar cada processo em andamento e as pessoas envolvidas em cada etapa. Isso é fundamental para que as atividades do depósito sejam monitoradas em tempo real e, caso necessário, sejam adotadas medidas corretivas.
Logo, não é possível falar em uma organização efetiva de um depósito de material de construção sem que haja um sistema que gerencie todas as atividades. Vale ressaltar que a Tecnologia da Informação tem como uma das principais premissas a otimização das informações e atividades, para que assim, as empresas tenham condições de alavancarem suas operações e aumentem sua parcela de participação no mercado em que atuam.
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