Causando medo e receio em muitos empreendedores, a demonstração dos resultados é algo essencial para o acompanhamento das receitas e despesas do negócio. Pode parecer um bicho de sete cabeças, porém, quando destrinchada, vemos o quão simples se torna sua montagem.
É imprescindível para a saúde do negócio que o gestor saiba como funciona e o que cada vertente da sua composição significa. Tem dúvidas sobre ela a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)? Nos acompanhe na leitura e venha entender.
O que é DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil com informações que dizem respeito a situação financeira da empresa em um determinado período. Nele, é possível identificar as receitas obtidos no período, diluindo as despesas obrigatórias até chegar ao resultado líquido.
Trata-se de um documento de emissão obrigatória, visto que ele traz a transparência necessária para o exercício da empresa de forma transparente e honesta perante os investidores ou stakeholders em geral.
E agora, como fazer uma DRE?
Vamos lá, primeiro de tudo você precisa saber quais informações precisam obrigatoriamente estar presentes na DRE. Existe uma lei que prevê essas informações, segundo o artigo 187 da lei nº 6.404/76, precisam estar presentes:
- A receita bruta das operações da empresa, deduzindo suas devidas despesas e impostos;
- A receita líquida das operações após deduções dos devidos impostos e despesas, após isso, vem o custo das operações junto do lucro bruto;
- agora detalhando as despesas, temos as despesas que serão descontadas das receitas, despesas com as vendas ou serviços, despesas financeiras, despesas gerais e administrativas também entram no quadro;
- O lucro ou prejuízo também precisa ser computado na DRE;
- O imposto também é informado no registro;
- Qualquer outra informação contábil que é debitada ou acrescentada que não se enquadra como despesa também é registrada na DRE.
Estrutura da DRE
Agora que vimos as informações que precisam estar presentes, vamos para a montagem da DRE. Ela segue um padrão de cima abaixo, onde:
Na parte de cima é registrado a receita total das operações realizadas pela empresa;
As primeiras deduções ficam logo abaixo da receita total, nela entram os tributos junto com os abatimentos e devoluções dos clientes (se houver);
Logo abaixo, temos a receita bruta, descontando temos os custos pelas mercadorias vendidas ou serviços executados;
Em seguida, encontramos o Lucro Bruto;
Agora é realizado as despesas com operacional, administrativo e despesas com vendas em geral;
O resultado operacional antes do resultado financeiro fica logo abaixo, nele, descontamos as despesas financeiras e acrescentamos as receitas financeiras advindas de vendas a prazo;
Quase finalizada a DRE, do resultado acima, descontamos as despesas com contribuição social e despesas com impostos sobre as pessoas jurídicas;
Ao término da DRE, temos o lucro líquido, que é o resultado depois de todas as despesas, ou seja, é o que o proprietário pode chamar de SEU.
Gostou do conteúdo? Não é nada complicado como muitas pessoas pensam, porém, com a ajuda de um sistema como o Yzidro ERP a hora da montagem fica muito mais fácil, evitando informações equivocadas e o máximo da transparência.