Assim como tudo no mercado, para que uma empresa possa estar bem estabelecida e crescer com seu negócio, é preciso organização. Por isso, é necessário sempre estar atento a todos os processos envolvidos que permitem que ela se desenvolva em todos os setores.
Para que isso seja possível, é necessário que se faça uma boa gestão. E uma das maneiras de colocar isso em prática é implementando um apontamento de produção. Porém, a indústria deve seguir alguns passos importantes para implementá-lo.
O apontamento de produção
Esse é um método que consiste em registrar todas as etapas que um produto irá percorrer dentro da linha de criação de uma fábrica. Com ele, é possível mostrar todos os acontecimentos que devem ser evitados, desde o início até o fim da produção.
Para que isso seja possível, é necessário usar equipamentos destinados a manutenção, com o objetivo de coletar todos os dados possíveis de onde está a alinha de produção e os funcionários.
As informações coletadas são enviadas para a equipe de controle de produção, de maneira a conseguir fazer um melhor planejamento e ser mais eficiente na elaboração dos serviços realizados.
Vantagens para a indústria
Através desse processo é possível otimizar a produção industrial. Além, o acesso a todas as informações que estarão disponíveis permite saber se o planejamento está sendo bem cumprido, se está ocorrendo uma diminuição de erros, saber o tempo de demora de cada etapa e quais insumos cada uma está utilizando.
Outra grande vantagem obtida com o apontamento de produção é o maior controle dos custos proporcionado pela menor ocorrência de erros. Não apenas isso, mas também observar se está havendo desperdícios, quantos insumos estão sendo utilizados e ainda conseguir otimizar o tempo.
A rastreabilidade de produtos também é algo proporcionado por essa estratégia e permite saber exatamente onde estão os produtos que deverão ser enviados. Isso ajuda a garantir o controle de qualidade e evitar diversos erros que poderiam ser cometidos.
Como o apontamento de produção funciona?
Esse é um processo que funciona por meio de ferramentas de automação e com a ajuda da tecnologia. Para isso, são utilizados sistemas integrados.
Essas informações podem ser obtidas através do apontamento de produção retroativo, no qual elas são coletadas ao longo dos processos e então analisadas depois da produção; ou pelo apontamento em tempo real, em que as informações são geradas de maneira automática e enviadas para os responsáveis.
O uso de um sistema ERP pode facilitar nessa estratégia. Ele pode criar roteiros de fabricação, registrar todas as etapas de produção e fazer o cálculo do tempo de produção utilizando algumas fórmulas.
Fazer o monitoramento em tempo real de todo o processo é fundamental para saber como tudo está caminhando. Através disso pode-se monitorar o trabalho dos funcionários, saber como está o andamento da produção e quais maquinas não estão operando.
Ao usar um sistema de gestão eficiente, a indústria pode melhorar ainda mais seu processo de monitoramento, sua gestão e também sair na frente do mercado, ao apostar em soluções que agregam mais qualidade e eficiência ao trabalho.