Gestão financeira: Empreender é um sonho para muita gente. Afinal, ter o seu próprio negócio garante mais liberdade, mais autonomia e maior lucratividade. No entanto, diversos empreendedores focam apenas em vender, esquecendo que os processos internos precisam estar bem organizados — e que eles também influenciam na qualidade dos produtos e serviços ofertados.
Nesse quesito, podemos perceber a devida importância da gestão financeira, que basicamente controla as entradas e saídas do seu negócio. Saber conduzir o seu dinheiro é fundamental, especialmente a receita de uma empresa.
Nesse post iremos oferecer 4 dicas práticas de gestão financeira para o seu negócio! Confira a seguir!
1. Atente-se ao seu fluxo de caixa para uma melhor gestão financeira
Antes de tudo, uma das primeiras ações a serem levadas em consideração para garantir uma excelente gestão financeira, é cuidar do seu fluxo de caixa. Mesmo que pareça um processo simplesmente óbvio, diversos empreendedores não possuem a prática constante de monitorar todos os dias as entradas e saídas do negócio.
Assim, com o objetivo de evitar quaisquer prejuízos futuros, é de suma importância que o empreendedor possua uma visão mais clara a respeito do financeiro empresarial. Dessa forma, ele previne gastos desnecessários e prejuízos a longo prazo.
Sem contar que a oportunidade de crescimento da marca fica ainda mais passível, uma vez que os recursos financeiros são bem trabalhados, e podem ser direcionados a processos internos que efetivamente entregam resultados.
2. Separe as contas pessoais das profissionais
Em geral, a prática de misturar contas pessoais e profissionais, por mais errado que possa aparentar, acaba sendo uma prática extremamente comum no meio empresarial.
Em momentos de instabilidade econômica, diversos empreendedores aproveitam da situação para quitarem suas dívidas pessoais, minando a responsabilidade financeira do próprio negócio, sejam dívidas internas com equipamentos, colaboradores, parceiros, fornecedores, etc. Portanto, separe suas dívidas pessoais das profissionais, a fim de se obter uma gestão financeira mais assertiva e orgânica.
3. Saiba a diferença entre faturamento e lucro
Em geral, definimos que o faturamento nada mais é do que o valor que a sua empresa conseguiu arrecadar em um determinado período! Logo, é a partir dele onde o governo realiza seus cálculos para entender o quanto a empresa deve pagar de tributos e impostos.
Por outro lado, o lucro é classificado em dois meios: o líquido e o bruto. Em suma, o lucro bruto é resultado do faturamento da empresa, porém fazendo a subtração das variáveis. Já o líquido é calculado levando em consideração faturamento menos os custos variáveis e fixos.
A importância de entender essa diferença, está na questão de que, através dessa informação, podemos mensurar prejuízos e lucros, além de conseguir projetar o crescimento da empresa!
4. Considere o uso de um software de gestão para melhorar a gestão financeira
Para facilitar ainda mais a gestão financeira de sua empresa, pode ser crucial investir em um software de gestão. Além do programa contribuir com a redução de tempo gasto nesses tempos — uma vez que oferece atividades automatizadas — deixa o empreendedor mais livre para focar em outras atividades financeiras, tornando a gestão ainda mais fluida.
Gostou das dicas? Agora que você já conhece as melhores práticas para realizar uma gestão financeira eficiente, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse o nosso site e veja na prática nossas soluções. Solicite um agendamento com um de nossos consultores e saiba como podemos ajudar sua gestão a se desenvolver ainda mais.
Conheça as nossas soluções! Clique no banner abaixo e agende uma demonstração com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.