Classificação ABC: Entenda a importância para sua loja de Construção

O Teorema de Pareto foi um estudo do qual partiu a ideia de criar a classificação ABC, hoje essencial para uma boa estratégia de organização de estoque. A sua loja de construção precisa aderir a esse sistema, que vai ajudar a prevenir perdas e manter sua empresa pronta para atender seus clientes.

Afinal, a teoria é baseada no conceito de que 20% da população é aquela que detém 80% das riquezas. Assim, os estoques costumam ter essa proporção, sendo 20% dos produtos os responsáveis por gerar a receita correspondente a 80% do faturamento da sua organização.

 

youtube

O que é a classificação ABC de estoque?

Agora que você entendeu o conceito por trás dessa classificação, vamos explicar de forma mais detalhada como ela funciona na prática. De forma proporcional ao faturamento gerado por eles, os produtos são divididos em algumas categorias, são elas A, B e C.

Grupo A: Temos nesse grupo a separação dos produtos que representam 20% do estoque mas que geram 80% do faturamento.

Grupo B: O segundo grupo corresponde a 30% do estoque porém gera 15 do valor.

Grupo C: O último grupo traz os produtos que representam 50% dos itens estocados e um valor de 5%.

Obviamente, serve para que tenhamos uma estimativa daqueles produtos que se faltarem podem até significar um prejuízo nas vendas. Tomando como base essas informações para organização e armazenamento.

 

Como calcular a curva ABC

A margem dos últimos 6 meses de vendas é ideal para começar com os cálculos e divisão dos produtos, porque representa uma sólida estimativa. Pois bem, você vai reunir os dados desse período se concentrando em:

• nomes dos produtos

• quantidade que foi vendida

• valor das vendas

• preço unitário

E a fórmula é essa:

(o valor total das vendas de um produto da lista) x 100 / (valor de todas as vendas realizadas no período)

 

 

Os benefícios de realizar classificação abc na sua loja de construção

A realização desse sistema de organização vai te ajudar a manter o giro de estoque, o qual evita produto parado, um sinônimo de prejuízos, evitando problemas financeiros. Também é interessante para gerar dados para o trabalho do setor de compras, que realiza a reposição do estoque de forma mais estratégica.

O resultado disso tudo é maior organização financeira, obtendo mais controle dos recursos da sua empresa. Por fim, você pode usar os mesmos dados na hora de promover os produtos em ações de marketing, focando naqueles que representam a maior parte dos ganhos.

 

Tenha um controle de estoque mais estratégico

Chega da sua empresa tratar o controle de estoque como mais uma tarefa corriqueira, é hora de trazer uma organização mais estratégica. Afinal, tudo o que é feito pela sua equipe precisa ser na intenção de gerar resultados ainda melhores para a empresa.

 

Invista nessa infraestrutura

Por fim, precisamos lembrar que a classificação ABC na sua loja de construção precisa contar com o apoio de todos os colaboradores envolvidos. Então, mantenha seu pessoal treinado para lidar com todos esses conceitos, de forma a garantir a boa execução de cada tarefa.

Também preze por ferramentas que permitam a coleta, armazenamento de dados e emissão de relatórios, como é o caso de um bom ERP. Apresente a infraestrutura necessária para colocar as boas ideias em prática.

Precisa de ajuda em forma de software? Entre em contato com a gente.



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend