O sistema WMS é muito importante para todas as empresas que almejam gerir o seu estoque de forma eficiente. Afinal, por meio dele será possível obter todas as informações a respeito dos procedimentos realizados no armazém.
Antigamente, um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores se encontrava justamente na descentralização das informações. Desse modo, as questões que envolviam o processo de tomada de decisões eram muito mais complexas. Diante disso, os profissionais tinham que destinar mais tempo para a administração e organização do estoque.
Atualmente, o sistema WMS vem mudando consideravelmente essa realidade. Sendo assim, os procedimentos de operação de logística estão obtendo ótimas resultados. Quer saber mais? Então acompanhe o nosso artigo!
Sistema WMS: o que é?
A sigla do sistema WMS, na verdade, consiste em uma abreviação da expressão Warehouse Management System, cuja tradução significa “Sistema de Gerenciamento de Armazém”. Portanto, pode-se dizer que o WMS é uma ferramenta eficiente para promover a otimização e a organização dos produtos que se encontram no estoque de uma empresa.
Desse modo, esse sistema tem a capacidade de controlar todas as etapas que envolvem as atividades de um armazém, desde a fase de recebimento dos produtos até a expedição dessas mercadorias.
Além disso, esse software permite que os gestores de logística tenham total acesso às informações sobre todas as operações existentes. Esses dados poderão ser obtidos por meio do painel de controle da ferramenta.
Assim, além de melhorar a eficiência das operações de logística, o sistema WMS proporciona aos gestores um controle satisfatório de produtividade e de outras questões internas relacionadas ao armazém. Por isso, o resultado das ações tende a se mostrar cada vez mais promissor.
Três vantagens de um sistema WMS
1. Maior produtividade
Por meio do uso da ferramenta WMS o nível de produtividade das operações aumentará. Assim, pode-se dizer que o processo de separação dos pedidos e de armazenamento das mercadorias se torna mais ágil e assertivo.
Isso ocorre porque um sistema WMS proporciona o acompanhamento e o controle do desempenho da equipe que trabalha no armazém da empresa. Então, com base nessa análise será possível elaborar estratégias mais eficientes, de modo a melhorar os procedimentos a serem realizados.
2. O sistema WMS permite o controle em tempo real
Sem dúvidas, uma das maiores vantagens proporcionadas por esse software consiste no controle das atividades em tempo real. Assim, por meio do painel de controle os gestores poderão obter todas as informações necessárias, incluindo o acompanhamento das tarefas e a quantidade de produtos disponíveis para a venda. Dessa forma, será possível reabastecer o estoque antes do seu esvaziamento.
3. Elimina os erros
A ferramenta WMS ajuda a reduzir os erros provocados pelas informações desatualizadas e incompatíveis. Isso ocorre porque esse software tem a capacidade de integrar em um único sistema os dados referentes aos mais diversos departamentos da empresa.
Desse modo, as atualizações acontecem em tempo real, diminuindo as chances das possíveis falhas e dos ruídos de comunicação. Diante disso, a empresa poderá trabalhar de forma mais eficiente, na busca pelos melhores resultados.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre a nossa solução para Atacado e Distribuição com controle de estoque? Então fale com um de nossos consultores por meio do banner abaixo!