De fato, a tecnologia consegue facilitar o nosso dia a dia — e isso não é diferente com a gestão de frotas. Atualmente, usar um sistema de gerenciamento de frota é uma das melhores formas de aumentar a produtividade das operações, reduzir custos e aumentar a segurança dos dados, das cargas e dos motoristas.
A seguir, veja 5 vantagens de investir em um sistema de gestão de frotas:
1. Gerenciamento de Frota reduz gastos
Um dos principais benefícios de usar um sistema de gerenciamento de frotas é a redução de custos. Por exemplo, essa tecnologia permite analisar os gastos das frotas e rastrear os gastos desnecessários. Assim, fica mais fácil tomar decisões que vão aumentar o lucro da empresa.
Da mesma forma, os sistemas de gestão de frotas também permitem que o gestor gerencie as manutenções de forma automática, agendando as manutenções preventivas e corretivas no momento certo. Então, menos veículos ficam parados na manutenção ao mesmo tempo.
2. Aumenta a segurança
Investir em um software de gerenciamento de frotas também aumenta a segurança da empresa, dos dados, dos motoristas e das cargas. Por meio do software, é possível controlar a entrada e saída de veículos e funcionários. Também é possível rastrear a frota em tempo real, o que ajuda a evitar fraudes e facilita a abertura de sinistros.
Além disso, como alguns sistemas têm a função de monitorar os hábitos de condução dos motoristas, é possível identificar e corrigir comportamentos que poderiam causar acidentes. Até mesmo os dados ficam mais seguros com um sistema de gestão, já que as informações dificilmente serão perdidas e a probabilidade de erro será menor.
3. Gerenciamento de Frota melhora a eficiência das operações
Além de monitorar a frota, os sistemas de gerenciamento permitem que você automatize diversas tarefas repetitivas. Assim, sobra mais tempo para as equipes se concentrarem em ações estratégicas.
Semelhantemente, a análise e o processamento dos dados armazenados na plataforma geralmente são mais simples e podem ser acessados de qualquer lugar. O resultado disso é economia de tempo e mão de obra e aumento da produtividade.
4. Garante maior disponibilidade da frota
Rastrear o desempenho e avarias de cada um dos veículos de uma frota manualmente é praticamente impossível. Por outro lado, com a ajuda de um sistema de gerenciamento de frotas fica mais fácil identificar os veículos que precisam de manutenção.
Essa previsibilidade é essencial para manter o maior número de veículos da frota disponíveis — o que afeta diretamente o índice de atendimento e a satisfação dos clientes.
5. Gerenciamento de Frota automatiza e padroniza os processos
Tarefas repetitivas tomam muito tempo dos gestores de frota, tempo que poderia ser usado para otimizar o negócio. Entre essas tarefas podemos citar controle de manutenção, entrada e saída de veículos e motoristas, cadastro de peças, preenchimento e emissão de relatórios, etc.
Contudo, com um software de gestão de frotas esses trabalhos podem ser automatizados, ou seja, executados sem a intervenção direta de uma pessoa.
De fato, investir em um sistema de gerenciamento de frotas pode melhorar a produtividade, as operações e o lucro da empresa como um todo.
Procurando um sistema de ERP para administrar sua frota? Então, venha conhecer nossas soluções!