Não há como melhorar aquilo que não é monitorado. Esse já é um clichê do mundo corporativo, mas que muitas empresas insistem em ignorar. Há uma série de métricas de venda para distribuidora que devem ser acompanhadas de perto para garantir o sucesso do empreendimento.
Na prática, métricas são números que irão ajudá-lo a compreender a realidade da sua empresa de maneira técnica e objetiva. Afinal, na rotina, estamos imersos em diversas distrações que podem confundir as percepções sobre os negócios.
Assim, listamos as 4 métricas mais importantes que você precisa analisar no segmento para gerar cada vez mais eficiência. Confira!
1 Volume de vendas
O volume de vendas é a métrica de venda para distribuidora mais importante e também a mais óbvia. É necessário compreender quanto o seu time de vendas conseguiu vender ao longo de um período para calcular as comissões, mas também para entender como está a capacidade de converter leads.
Essa métrica refere-se ao faturamento bruto da empresa com vendas, assim como a sua segmentação para cada colaborador, de modo que cada um entenda o seu papel nessa jornada.
2 Conversão de leads
Quando falamos em conversão de leads, nos referimos ao momento em que alguém entra na sua loja ao acaso, se encanta, e se torna um cliente.
De todas as pessoas que entram no seu estabelecimento, quantos por cento efetivamente faz uma compra? Quantas voltam mais vezes?
Muitas vezes um dos gargalos de crescimento de um negócio está justamente na dificuldade em converter leads, dado a concorrência crescente. Portanto, essa é uma das métricas de venda para distribuidoras mais importantes.
3 Índice de atividade no painel de vendas
É sabido que grande parte das vendas não acontecem no primeiro contato do cliente com a empresa. Afinal, ele quer pesquisar e entender mais antes de empenhar o seu dinheiro.
O índice de atividade nada mais é do que fazer o acompanhamento de contato. Registre todas as ligações telefônicas, e-mails enviados, mensagens no WhatsApp, de modo a, com o passar do tempo, compreender quais são as estratégias mais eficientes para gerar negócios de valor.
4 Ciclo ABC de cliente
De acordo com a regra de Paretto, 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços.
Utilize esse princípio para criar a curva ABC de clientes, seguindo o esquema:
A são os 20% que geram 80% do seu faturamento;
B são os 30% que geram 15% do seu faturamento;
C são os 50% que geram 5% do seu faturamento.
Com isso, é possível compreender quem são os clientes que geram mais valor para a sua distribuidora, de modo a criar campanhas publicitárias e estratégias para fidelizá-lo de maneira ainda mais sólida.
Para o grupo que está em B ou C, será possível compreender o que poderia ser feito para aumentar o ticket médio ou a frequência de compras.
Compreenda que as métricas sozinhas não fazem milagre. Elas são dados que servem para que você tenha uma base sólida ao tomar as suas decisões.
Utilizando um sistema de gestão integrado todo esse processo é agilizado, gerando maior segurança e confiabilidade nos dados obtidos!