Self checkout: o que pode acrescentar ao comércio varejista?

A tecnologia sempre traz novas mudanças para o mercado, e para a relação entre pessoas e máquinas. Por isso, uma nova ideia que irá mudar o mercado do varejo, em breve, é o self checkout. Neste sistema, o caixa é substituído por uma máquina, permitindo que o cliente não precise mais perder tempo com as filas. É uma ideia revolucionária, que se torna possível por conta da tecnologia. Confira o que o self checkout significa para o setor do varejo.

O que é self checkout?

O self checkout é um modelo em que não existem caixas humanos. Ao invés disso, os próprios clientes fazem o checkout de seus produtos e pagam pela compra.

Na prática, funciona exatamente da mesma forma que o caixa tradicional, com a diferença que o elemento humano é dispensável. O objetivo é que este sistema seja o mais simples e intuitivo possível, de modo que o cliente precise do mínimo de ajuda.

O efeito do self checkout no varejo?

Para os varejistas, as vantagens são enormes. Primeiramente, existe uma redução drástica na mão de obra, sendo que não é mais necessário uma pessoa por caixa.

Além disso, este equipamento, geralmente, tem mais de uma função, podendo ter uma balança própria para ajudar a registrar produtos que precisam ser pesados, por exemplo.

É um modelo que já existe muito nos aeroportos. Com os terminais de check-in automático, o cliente não precisa entrar na fila. Ou seja, é possível fazer este procedimento muito mais rápido e fácil, sem mesmo estar no aeroporto.

O que este modelo traz para o cliente?

Mas, o foco de qualquer solução é o que ela traz para o cliente. Afinal, o objetivo de qualquer tecnologia e de qualquer ação implementada pelo varejo é trazer uma experiência mais eficiente para o cliente.

Neste caso, o checkout traz o que ele promete. Mais agilidade, mais conforto e mais independência em relação a uma experiência de compra. Este processo elimina as filas, o que pode ser muito positivo em fazer com que o cliente retorne à loja.

Além disso, existe a questão do “papo no caixa”. Muitas pessoas não querem esta interação, ou não gostam de ficar presos na fila, porque alguém está conversando com o caixa. Ao analisar um pouco o quão corrida é a vida, fica fácil de entender porque esta reclamação faz sentido.

O futuro do self checkout

O problema é que este tipo de solução é pensada também para o futuro. Por exemplo, neste artigo da CBC Radio, no Canadá, a preferência é por caixas humanos para o público com mais de 55 anos, enquanto para o público entre 18 e 34, a prioridade é pelo self checkout. Acontece que, esta segunda faixa etária representa o futuro do consumo.

Portanto, o mais provável é que o self checkout se torne a norma, em um futuro próximo. Dada as vantagens e a preferência para os clientes, além dos benefícios para os lojistas, esta pode ser a principal forma que o varejo encontra de trazer uma experiência diferenciada e interessante para o público.

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