Revolução industrial 4.0: Sua empresa esta preparada?

HomeSoftware ERPRevolução industrial 4.0: Sua empresa esta preparada?
Revolução industrial 4.0

A indústria, em geral, está se encaminhando para a sua quarta grande revolução, o que vai exigir uma mudança significativa de processos e comportamentos dentro de cada uma delas. Mas o que é essa revolução industrial 4.0 e como saber se a sua empresa está preparada para ela? Este artigo vai ajudar você a entender melhor este processo.

O que é a revolução industrial 4.0?

Também chamada de indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, essa fase teve início nos primeiros anos dessa década e está concentrada fortemente na interconectividade, na automação, no aprendizado sobre máquina e nos dados em tempo real. Fazem parte ainda outros pontos já bastante comuns no dia a dia, como analytics, computação em nuvem e big data.

As características da quarta revolução industrial

Essa nova fase se concentra na chamada IIoT (Industrial Internet of Things, ou a internet industrial das coisas), um conceito baseado na manufatura inteligente. Ele une a produção física às operações com tecnologia digital inteligente, aprendizado de máquina e big data para criar um ecossistema mais holístico e melhor conectado para empresas focadas em produção e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Qual o grande diferencial da indústria 4.0?

O grande diferencial, visto também como o principal desafio para a indústria, é a conectividade. Embora cada empresa apresente características intrínsecas relativas ao setor ao qual fazem parte e tenham seu modo de operação e organização, elas possuem uma necessidade de conectividade e o acesso a insights em tempo real entre processos, parceiros, produtos e pessoas.

Dessa forma, a revolução industrial 4.0 permite que os proprietários das empresas controlem e compreendam melhor cada aspecto de sua operação. Além disso, permite que aproveitem os dados instantâneos para aumentar a produtividade, melhorar os processos e impulsionar o crescimento.

Conceitos mais importantes

Assim como cada revolução, a indústria 4.0 também possui certos termos fundamentais que fazem parte de seu dia a dia, tais como:

  • IoT: significa Internet of Things (internet das coisas), um conceito que se refere às conexões entre objetos físicos como sensores ou máquinas e a grande rede;
  • IIoT: esse termo se refere às conexões entre pessoas, dados e máquinas relacionadas à fabricação;
  • Big data: está ligado aos grandes conjuntos de dados estruturados ou não estruturados que podem ser compilados, armazenados, organizados e analisados para revelar padrões, tendências, associações e oportunidades;
  • Inteligência artificial (AI): conceito referente à capacidade de um computador executar tarefas e tomar decisões que historicamente exigiriam algum nível de inteligência humana.

Sua empresa está preparada?

Para saber o quanto sua empresa está inserida nessa revolução industrial 4.0, é necessário observar pontos fundamentais. Um deles é entender em quais áreas a internet está presente de alguma maneira, seja na automação de processos, no armazenamento de dados ou na comunicação entre setores.

Além disso, observe como cada um dos conceitos citados anteriormente faz sentido não somente para você, mas para sua empresa em geral. Neste caso, as mudanças de processos podem ser mais ou menos profundas no seu caso, o que demanda também uma revolução dentro de seu negócio.

Quer colocar sua empresa dentro dessa revolução tão importante? Conheça as soluções desenvolvidas pela nossa equipe e solicite uma demonstração ainda hoje com um de nossos consultores.

Agende uma Reunião com nossos especialistas