Dicas para reduzir o Lead Time na sua Indústria

“Lead Time” é o tempo que leva para uma empresa realizar todo o ciclo de produção, desde a tirada de pedido do cliente até o recebimento do produto final. Portanto, é fundamental saber dimensionar e conhecer bem o Lead Time da empresa, para dessa forma otimizar os processos.

Considerando que, no mundo dos negócios, tempo é dinheiro, reduzir o Lead Time da empresa é muito importante para economizar e reduzir custos, além de tornar a experiência do negócio mais satisfatória para o cliente – que sempre busca agilidade. Mas como reduzir o Lead Time sem prejudicar a qualidade do serviço ou produto?

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Saiba calcular o Lead Time

O Lead Time varia de acordo com o produto, serviço ou item – portanto não existe receita exata para calculá-lo.

Portanto, para medir o Lead Time do processo completo, consideram-se as médias de diferentes produtos ou serviços, uma vez que o cálculo de cada um será algo variável. O que se deve fazer é descobrir quanto tempo demora para a produção de cada produto, ou para a preparação de cada serviço, bem como o prazo de entrega do produto final ao cliente ou o prazo de desenvolvimento do serviço final.

A partir de uma média temporal de todas as etapas produtivas considerando a variedade de produtos e serviços, tem-se um Lead Time a ser considerado.

Tenha um controle local de matéria prima para produção

Manter a matéria-prima na própria empresa é um método muito indicado para acelerar o Lead Time. Muito embora demande espaço e pessoas para gerir a mercadoria, ainda assim ter a matéria-prima à mão vale muito a pena por cortar o tempo de logística para encomendá-la e, assim, evitar transtornos como atrasos e repentinas faltas de estoque.

 

 

Realize estratégias de estocagem

Os fornecedores podem ser grandes aliados na hora de realizar acordos de estocagem, principalmente por esses acordos serem bons para ambas as partes. Se não for possível manter uma matéria-prima pronta à mão, é interessante que o fornecedor mantenha a matéria pronta para ser levada e, assim, acelerar o Lead Time.

Este tipo de medida evita atrasos, garante uma entrega rápida, bem como evita o transtorno no caso de falta de mercadoria, pois antes mesmo de precisar da matéria-prima, a empresa pode ter conhecimento da falta e tomar uma atitude a respeito.

Acelere e automatize os processos produtivos

Automatizar processos repetitivos, assim como investir em novidades tecnológicas pode ser uma boa ideia para acelerar os processos produtivos – fazer uso de bons sistemas operacionais que integrem a empresa, bons softwares e realizar uma gestão bem conectada com os diversos setores da empresa pode fazer a produtividade acelerar.

Um sistema integrado pode garantir o mantimento de um bom nível de estoque alinhado com a saída da produção pela equipe de vendas ou pela equipe de prestação de serviços. Além disso, um sistema que conecta setores evita não só que tarefas sejam esquecidas e etapas sejam puladas, como também evita a duplicação de informações e o retrabalho – o que também ajuda a acelerar o Lead Time.

Selecione cuidadosamente a equipe de logística

A entrega dos produtos finais ou dos serviços finais deve ser escolhida cuidadosamente para que seja tão ágil quanto possível – tanto para manter os clientes satisfeitos quanto para cortar custos da empresa com pessoal e equipamento por mais tempo.

 

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