Processamento de Pedidos: como otimizar na sua distribuidora

Uma venda, você sabe, acontece em várias etapas, e todas precisam estar coordenadas num fluxo harmônico, para que o produto desejado chegue às mãos do cliente no prazo previsto, para isso existe o processamento de pedidos. Do contrário, isso pode manchar a reputação da sua empresa, pois provavelmente ele divulgará nas redes sociais a péssima experiência que teve. Portanto, é necessário ficar muito atento à satisfação do cliente.

Uma das soluções mais adotadas por empresários atualmente é a introdução de um sistema de gerenciamento eletrônico (ERP) especialmente para sua empresa, a fim de que as informações importantes sejam registradas, integradas e modificadas em tempo real.

Aqui neste texto, vamos conferir o que um ERP pode fazer em cada etapa de uma venda. Então, continue lendo!

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Catalogação dos produtos

Considere que é muito provável que o primeiro contato do seu cliente com a sua empresa seja por cliques no seu site ou redes sociais – ainda mais agora, em tempo de pandemia. Portanto, é importante que eles estejam abastecidos de belas fotos e descrições precisas e padronizadas dos produtos disponíveis, e que isto esteja sempre atualizado. Isso pode acontecer pelo fato de um ERP integrar o processamento de pedidos de forma rápida e com informações em tempo real.

Isso pode ser feito cadastrando cada produto uma única vez no sistema ERP da empresa, e ele próprio se encarregará de ir atualizando as informações, conforme o conteúdo do estoque for mudando.

Organização do estoque integrado no processamento de pedidos

É essencial que cada vendedor, gestor e o dono da empresa consigam ter acesso rapidamente às informações a respeito do estoque, para que não aconteçam promessas que não possam ser cumpridas, seja pela falta do produto, falta da matéria-prima para fabricá-lo ou impossibilidade de entrega no prazo estipulado. Então tendo controle das vendas e tendo um processamento de pedidos integrado, garante a informação em tempo real da quantidade de produtos em seu estoque

Além do cadastro de cada produto no sistema, também se cadastra as datas de compra dos fornecedores e vendas aos clientes, qual a quantidade que deve sair a cada período, entre outras informações, para que o próprio sistema lembre quando, por exemplo, é hora de procurar os fornecedores de novo.

Pedido facilitado com o processamento de pedidos

Muitas vezes, se o registro do pedido do cliente for feito pelo próprio vendedor, pode acontecer de ele demorar a inserir isso no sistema, ou acontecer diversos problemas.

Com o ERP integrado a um aplicativo para pedido de vendas, por exemplo, no momento em que o cliente decidiu sua compra, o pedido já vai direto para o sistema, verificar o valor dessa compra para o cliente e até mesmo estipular um limite de créditos e descontos para cada cliente.

 

 

Logística

O transporte pode ser um dos grandes gargalos em todo este esquema. Há muitas questões envolvidas: quantos veículos estão disponíveis a cada período, estradas mal conservadas, possibilidade de roubo de carga, definição das rotas mais eficientes e cumprimento dessas pelos motoristas, possibilidade de devolução pelo cliente, por problemas que vão desde avarias até arrependimento, etc. Principalmente as devoluções podem ser um grande problema financeiro para a empresa.

O ERP pode planejar as rotas mais eficientes, bastando ser alimentado com os dados de todos os lugares por onde cada veículo deverá passar. Através dele, o motorista também pode notificar em tempo real para a empresa qualquer problema que aconteça, permitindo que essa tome a melhor decisão enquanto ele ainda estiver no local, evitando, por exemplo, uma indesejável devolução.

Comunicação interna

É muito provável que sua empresa atenda por diferentes canais, como o site, e-mail, redes sociais, chat, telefone, etc. É preciso que todos esses dados de vendas, contando com um processamento de pedidos eficiente, mesmo vindo de fontes diferentes, sejam cruzados, para que se saiba a real quantidade de vendas e o que foi vendido e o que permanece no estoque. Isso evita erros como prometer o que não pode cumprir, além de mostrar quais são os vendedores ou equipes que mais vendem.

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