Preço ou experiência: qual tem mais valor para o e-consumidor

Você já parou para se perguntar como é o comportamento do consumidor de hoje? Durante muito tempo, custo era o principal motivador para os clientes. O hábito era procurar bons produtos, com os menores preços. Mas será que isso ainda é assim hoje? O e-consumidor ainda tem o preço ou experiência como a característica mais valiosa para uma compra?

O desejo do consumidor por uma boa experiência

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência Padrão, o que o brasileiro mais preza no momento de fazer uma compra, seja em uma loja física ou em uma loja online, é a facilidade de finalizar a compra. Ou seja, é ter uma experiência de compra mais conveniente.
Este artigo, é corroborado por uma pesquisa da PwC, que indica que 89% dos brasileiros se preocupam mais com a experiência de compra, do que com qualquer outro aspecto da sua jornada.
É claro que o preço é e sempre será, um grande fator de decisão. Mas, o importante destacar destas pesquisas é que ele não é o único fator. O comportamento do consumidor mudou e o desejo por uma boa experiência está cada vez mais forte.

A mudança de comportamento do consumidor

Existem diversos motivos que podem explicar esse apreço tão grande por uma experiência positiva. Por exemplo, existe o fortíssimo fator da sustentabilidade, em que os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar mais caro por produtos feitos de forma sustentável. Apenas isso, já abriu um novo nicho de produtos que faz muito sucesso.

Comprar é mais fácil do que nunca

Porém, o maior motivo da mudança é a ampliação da própria tecnologia. Quanto mais tecnologia o consumidor tem a mão, mais fácil é para ele encontrar exatamente o que precisa, mais rápido ele faz a compra e mais rápido o produto chega às suas mãos. Evidentemente, isso cria um ciclo de expectativa.
Se tudo ocorre de maneira mais fácil em uma compra, naturalmente, ele irá esperar nisso em todas as próximas. Existe um novo benchmark pelo qual o consumidor trabalha. E, na maioria das vezes, ele não tem muito problema em pagar um pouco a mais por isso.

Se adaptando a esta nova realidade

Por isso, as empresas precisam se adaptar à nova realidade e entender que o preço não é mais um fator que sustenta uma empresa sozinho. Se apoiar apenas em um preço baixo, sem oferecer uma boa experiência de compra para o cliente, dificilmente irá ser o suficiente.
Isso, porque é muito provável que sempre irá haver um concorrente que vai dar o primeiro passo. E só precisa de um, para oferecer um serviço de qualidade que irá mudar todo o mercado. Os exemplos disso são inúmeros. Por exemplo, todos os bancos estão buscando uma solução que se aproxime do que o NuBank oferece.

O que as empresas podem fazer?

Por isso, o que as empresas devem fazer é se preparar para esta nova realidade. Se a tecnologia é a ferramenta que permite que os clientes tenham jornadas de compra cada vez mais satisfatórias, ela também é a resposta para as empresas podem entregar o que o consumidor demanda.
Então, existem inúmeras soluções que a sua empresa pode adotar para agilizar e automatizar as tarefas e a coleta de informações sobre os clientes, de modo a entregar uma experiência satisfatória e personalizada.

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