Planejamento de necessidade de distribuição: qual sua importância

Deixar de vender algum produto simplesmente por que o cliente não o encontrou nas prateleiras é o pesadelo de qualquer comerciante, ainda mais quando o pedido de reposição do produto já foi feito e ele ainda não foi entregue pelo Centro de Distribuição. Conhecer o planejamento de necessidade de distribuição e de estocagem de suas mercadorias é uma informação essencial para manter o seu estoque abastecido e pronto para atender seus clientes.

Sendo assim, nada melhor do que investir em um sistema de DRP (Planejamento de Necessidade de Distribuição). Mas o que é isso?

DRP (Planejamento de Necessidade de Distribuição)

Da sigla em inglês Distribution Requirements Planning, o DRP é uma ferramenta usada para gestão de estoques e de produtos. Com ela você consegue calcular a necessidade de distribuição e ainda prever quando e como a reposição deve ser feita.

Além disso, o planejamento de necessidade de distribuição permite que você descubra qual é o estoque de segurança de cada produto (quantidade mínima necessária para que o item esteja sempre disponível para seus clientes, evitando a falta nas prateleiras e a perda de vendas).

Importância do Planejamento de Necessidade de Distribuição

Com as informações obtidas pelo DRP (planejamento de necessidade de distribuição) sobre as necessidades de distribuição e com a sua implementação percebemos uma série de melhorias. Como já dissemos, evitamos a falta de produtos, mas também é possível agilizar a entrega, impossibilitar o excesso de produtos nos pontos de venda e, principalmente, diminuir os custos.

Com essas informações é possível criar um ambiente de equilíbrio entre os níveis de consumo e o de armazenamento de mercadorias. Fazendo o serviço de comercialização ficar sempre disponível, mantendo as vendas e o faturamento estáveis.

Tradicionalmente, a implantação de um Planejamento de Necessidade de Distribuição (DRP) é dividida em três etapas distintas:

1º Etapa – Levantamento de Produtos

Nessa fase é feito o levantamento dos produtos que estão disponíveis em estoque no Centro de Distribuição e nos pontos de vendas. Com essa informação podemos determinar: a previsão de demanda, o estoque disponível, as ordens de entrega, a frequência de entrega, o estoque de segurança para compra, armazenamento e distribuição, e a produção pendente.

2º Etapa – Recursos Necessários

Na segunda fase de implementação de um planejamento de necessidade de distribuição são estabelecidos os recursos necessários para a criação de estratégias de logística para gestão do estoque. Dessa forma, passamos a lidar com: a quantidade ideal de algum produto no lugar e tempo certo, o planejamento de como o transporte será realizado, qual é a mão de obra e a infraestrutura necessária em cada centro de distribuição, o estoque que eu preciso, e o nível de compra dos produtos.

3º Etapa – Estratégia

Aqui é possível notar que o planejamento de necessidade de distribuição nos deu a comparação entre os produtos em estoque e quais os recursos necessários para otimizar a distribuição. De posse dessas informações já estamos aptos a criar estratégias para controlar os estoques e sua distribuição garantindo um equilíbrio entre a oferta e a demanda.

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