Pesquisa de Preço: como fazer para otimizar essa prática no varejo

A pesquisa de preços no varejo pode acabar se mostrando um desafio, sobretudo porque precisa ser feita de forma eficiente e regular para realmente se alcançar bons resultados. Adotar as melhores estratégias e técnicas vão te garantir uma pesquisa de preço eficiente no varejo e o uso da tecnologia tem se demonstrado a melhor forma de garantir uma pesquisa de preço realmente produtiva.

A ampla competitividade do setor varejista tem exigido que as empresas adotem estratégias eficientes que vão as fazer despontar no mercado e uma das melhores formas de fazer isso é através da inovação, incluindo no que se refere à pesquisa de preços.

Adotar as técnicas de precificação corretas pode te garantir um local de destaque no mercado e, mais que isso, garantir a segurança do seu lucro.

Vamos conhecer hoje como fazer uma pesquisa de preço eficiente no varejo e manter a sua empresa competitiva e cada vez mais forte no mercado.

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Quando deve ser feita

O setor varejista é muito dinâmico e as mudanças de preços são constantes, por isso é preciso realizar pesquisas de forma regular, de preferência semanalmente.

Isso pode parecer um pouco extremo e bastante trabalhoso. Afinal, realizar uma pesquisa de preço de todos os seus produtos de varejo diante todos os possíveis competidores pode parecer uma tarefa impossível e se mostrar infrutífera se feita de uma forma pouco eficiente.

Por isso, vamos citar alguns pontos iniciais de como esta pesquisa de preço pode ser feita semanalmente, ou pelo menos de uma forma regular, e que se mantenha eficiente e produtiva:

Pontos importantes a serem abordados no varejo

Algumas técnicas de pesquisa de precificação são extremamente eficientes para acompanhar diversos dados da sua empresa neste setor. São diferentes pontos de atenção que o varejista deve se atentar e a melhor opção para se gerar essa base de dados necessários para uma precificação eficiente é a adoção de programas e softwares que facilitam muito todo este processo.

Aqui estão alguns pontos que devem ser observados e que trarão maior entendimento da evolução dos preços e de como os seus concorrentes trabalham e como utilizar estes dados da melhor forma para alavancar as suas vendas:

  • Identifique os principais concorrentes e suas regiões de atuação – aqui, você determina quem são os seus concorrentes diretos e onde e como eles estão atuando no mercado;
  • Identifique os principais pontos de competitividade da sua loja – encontre as discrepâncias entre os diferentes produtos e concorrentes e identifique os seus pontos fortes e fracos no que se refere à precificação;
  • Acompanhe a evolução dos preços de cada produto através do tempo para que se possa entender como o produto reage a situações do mercado.

 

 

  • Não deixe de analisar essa movimentação na precificação de forma recorrente e se atente aos movimentos sazonais – como festas, feriados etc. – que afetam determinados produtos em determinados períodos, o que poderá fazer toda a diferença na sua logística de produtos.

Acompanhar todos estes dados pode ser algo aparentemente difícil e quase impossível. Entretanto, há uma solução simples: a adoção de um bom software de pesquisa de preço que vai te permitir a ter acesso à todas estas informações de forma organizada, gráfica e mais precisa.

Adotar a pesquisa de preço no varejo como um hábito se torna muito mais fácil e eficiente com a adoção de um sistema que possa coletar e organizar informações de preço e sobre os seus concorrentes de forma eficiente e que garante dados coerentes com o mercado.

Tudo isso vai garantir que o varejista possa adotar uma estratégia de logística e funcionamento muito mais certeira para os seus negócios. A adoção de um software de pesquisa de preço e coleta de dados pode – e vai – fazer toda a diferença na eficiência e lucratividade dos seus negócios.

Quer conhecer mais sobre softwares de gestão para a sua empresa do varejo?

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