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Os impactos da inteligência artificial para o varejo

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Os impactos da inteligência artificial para o varejo

É inegável a transformação que a internet causou nas relações comerciais. Se, antigamente, estar na web era um diferencial, hoje, passou a ser uma necessidade e, em muitos casos, mera questão de sobrevivência do negócio.

Dessa forma, torna-se vital acompanhar de perto os avanços tecnológicos e os impactos que produzem no mercado. Nesse contexto, a inteligência artificial para o varejo, AI, trouxe uma tecnologia tanto analítica quanto preditiva. E no varejo? O que mudou?

Perfil do consumidor atual

Também é fato que o consumidor moderno ficou mais exigente. E conectividade é a palavra que mais faz parte do seu dia a dia. De smartphone na mão, tablet ou computador, tornou-se ávido por um atendimento de excelência e personalização.

Entender o comportamento desse cliente, prever suas necessidades e oferecer exatamente o que ele quer no momento que mais precisa era um desafio e tanto para qualquer varejista.

Hoje, com a inteligência artificial para o varejo, pode-se fazer tudo isso, além de oferecer para ele aquele superdesconto que o fará comprar na hora não apenas o produto desejado, mas também outros que são oferecidos mediante análise prévia do seu perfil. Resultado: aumento no volume de vendas.

Como tudo isso é possível?

Entenda como ocorre o processo:

1 – Coleta de informações. Armazenando dados dos clientes e suas preferências de compra, consegue-se identificar o que mais sai em sua loja.

2 – Recomendação de produtos. Baseando-se em seu histórico e perfil, o programa oferece produtos existentes no estoque que combinem com aquela compra que está sendo efetuada.

Essa recomendação de itens é mais uma maneira sutil de alavancar as vendas e satisfazer o consumidor, o que resultará em melhoria de relacionamento e consequente fidelização.

3 – Gestão de estoque. Traçando o perfil consumidor, o planejamento de compras é facilitado, e seus estoques não ficam abarrotados de mercadorias. Além do que, você nunca deixará de vender um produto porque faltou na prateleira.

Isso ainda pode significar menor custo com armazenamento, já que em muitas vezes, espaços são alugados para esse fim.

Encantando o cliente

Sim. Encantar o cliente é um alvo a ser perseguido. E as múltiplas funcionalidades da inteligência artificial o fazem de maneira impecável.

Vai muito além de disparo automático de e-mails em ocasiões especiais, como aniversários, ou de avisos de entrega de produtos.

Dentre elas, destacaremos uma função que tem aumentado consideravelmente o número de conversões: o chatbot.

Chatbot – engajando seu cliente

O fato de conversar com um robô não precisa necessariamente ser uma experiência ruim. Por meio da inteligência artificial, o programa “aprende” cada vez mais sobre seu cliente, fazendo com que o atendimento evolua para uma interação humanizada.

Veja alguns exemplos do que pode ser feito:

• Tirar dúvidas dos clientes;
• Enviar tutoriais;
• Sugerir produtos e serviços;
• Lembrar o cliente da necessidade de comprar uma mercadoria;
• Emitir cupons de descontos e ofertas especiais.

O objetivo do chatbot é proporcionar o engajamento do seu cliente com a marca, tornando sua experiência cada vez mais personalizada.

Por onde começar?

Tudo isso é muito novo para você? Então, o melhor caminho é buscar o auxílio de uma empresa especialista no assunto em inteligência artificial para o varejo, como a Domtec Sistemas.

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