Setor de alimentação: benefícios que um sistema ERP pode trazer

A indústria e o setor de alimentos são responsáveis por quase 10% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Assim, deve-se encontrar as melhores estratégias e ferramentas para que seu negócio faça parte desse grande motor da economia. Entender os benefícios que um sistema ERP pode trazer para o setor de alimentação está entre eles.

Isso, porque softwares do gênero dão excelência às rotinas produtivas, potencializam a ação dos colaboradores, centralizam e automatizam as mais variadas informações. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira abaixo um artigo completo com os benefícios que um sistema ERP pode trazer para o setor de alimentação – adotando-o agora mesmo.

 

youtube

Redução e controle de desperdícios pro setor de alimentação

Talvez, a grande dor de qualquer tipo de negócio do ramo alimentício – indústria, lanchonetes, restaurantes, bares, entre outros – seja o desperdício de alimentos. Com um sistema ERP, isso pode ser reduzido e controlado de forma efetiva e centralizada.

Softwares do gênero possuem controle de estoque e insumos, o que permite a racionalização de produtos. Ainda, com os dados gerados pelo sistema, pode-se comprar pontualmente os alimentos – diminuindo o desperdício, algo cada vez mais recorrente.

Gestão financeira

Na sequência, outro grande problema não apenas do setor de alimentação, mas de qualquer empresa: a gestão financeira. Esse é um benefício assertivo de um sistema ERP: todas as informações financeiras (sem exceção), estarão centralizados no software.

Ou seja, é possível entender quais são as entradas e saídas do seu negócio, direcionando ações para fechar a torneira de gastos e investindo no que dá certo. Além disso, conta com a facilidade de integração de módulos fiscais, o que ajuda na contabilidade da empresa ou indústria.

Escala da produtividade

Pegamos o exemplo de um restaurante: em um horário de pico, quanto tempo é preciso para atender todas as mesas? Todos cumprem sua função específica? Ou o garçom prepara o suco, enquanto o chef da cozinha vai atender a mesa?

Esse cenário é comum, mas totalmente evitável com um sistema ERP. Programas do gênero ampliam a escala da produtividade do setor de alimentação, pois mostra o que precisa ser feito.

Além disso, em determinadas situações, as operações são automatizadas, ou seja, não é preciso ficar anotando cada nova ação do negócio.

 

 

Dados em tempo real

Os pontos acima precisam redundar neste benefício: dados em tempo real. Afinal, da indústria ao restaurante, todas as operações devem ser feitas com a demanda correspondente.

Assim, do alimento no estoque à entrega ao cliente final, tudo estará no mesmo momento que foi registrado.

Isso impede situações como pedidos e/ou entregas duplicadas, incapacidade de gerir as rotinas produtivas dentro da empresa, e a possibilidade de direcionar as ações em questões mais urgentes.

Outros benefícios pro setor de alimentação

Ainda, os benefícios que um sistema ERP pode trazer para o setor de alimentação também agregam:

– Análise e dados de relatórios, permitindo um planejamento amplo e assertivo;

– Redução de falhas humanas, pois o software é automatizado;

– Diminuição de acúmulo de funções, o que pode diminuir a produtividade – e até mesmo causar problemas na esfera trabalhista.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?

 



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend