Rastreabilidade: o que é e por que é importante?

As inovações tecnológicas do século XXI alteraram consideravelmente os setores de logística das mais variadas empresas. Essas alterações influenciaram, sobretudo, na relação consumidor-produto, como o surgimento da rastreabilidade, que possibilita ao fabricante e ao consumidor maiores informações sobre determinado produto.

O que é a rastreabilidade?

O conceito de rastreabilidade diz respeito ao conhecimento de todos os processos de uma determinada matéria-prima, desde a sua origem até o processo final de fabricação e entrega ao consumidor. Esse processo é aplicado para informar ao consumidor sobre todas as etapas de fabricação de um produto e também, no caso de compras online, saber em que lugar do país se encontra o pedido feito através da internet.

Como funciona?

Cada empresa possui sua própria equipe de logística e assim, pode estabelecer suas próprias diretrizes de rastreabilidade, mas geralmente, esse processo é feito através do detalhamento do histórico, aplicabilidade ou localidade de um item, com o auxílio de informações que foram previamente registradas.
Esse processo auxilia tanto a organização, no sentido de obter um maior controle das suas operações, como aos consumidores que saberão previamente a origem do produto que estão comprando e qual a localidade exata de determinadas compras feitas através da internet.

Qual a importância da rastreabilidade?

A rastreabilidade oferece muitas vantagens para a organização e para o consumidor. As empresas que optam por essa alternativa, diminuirão os custos operacionais, o que torna o processo mais eficaz e evita burocracias, além de garantir que sejam evitados problemas, pois toda a ação é devidamente controlada desde a produção.

O consumidor obtém inúmeras vantagens com a rastreabilidade, pois é possível saber toda a origem do produto e qual a localização exata no processo de entrega das compras feitas online, de modo que o usuário tem acesso a todas as informações pertinentes sobre a sua compra.

Benefícios da rastreabilidade

As organizações que optam por essa solução proporcionam benefícios diretos e indiretos a sua empresa e aos seus clientes. Muitas empresas que trabalham com vendas online contam com o serviço, pois o consumidor pode acompanhar em tempo real a localização da sua compra e saber de antemão o tempo que a encomenda irá levar para ser entregue em casa.

Apesar de ser um conceito relativamente novo, a rastreabilidade já é utilizada por muitas organizações e cada vez mais os consumidores exigem saber a origem e a localização dos produtos que estão comprando. São muitas as vantagens e é importante que o consumidor saiba exigir essa alternativa na hora de adquirir um produto.

Atualmente, saber a origem de uma mercadoria vai muito além de uma questão de curiosidade, mas de uma responsabilidade ética de consumo. A empresa tem o dever de informar ao consumidor todos os processos de rastreabilidade no qual a mercadoria está inserida, por isso a importância de uma equipe de logística atualizada de acordo com as necessidades atuais do mercado, de modo que sejam realizadas operações precisas e eficientes beneficiando ambos os lados.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend