Marketplace: qual a importância de integrar a loja física

Atualmente, a tendência aponta para o omnichannel na área do varejo (estratégia de conteúdo multicanal para melhorar a experiência do usuário). Os dados ficam ainda mais claros com o crescimento das compras on-line, mesmo durante o período de pandemia: apesar de os clientes não estarem presentes nas ruas e comércios, eles estão ativos virtualmente, nos marketplace e o mercado deve estar preparado para isso.

Na crise do novo Coronavírus, destaca-se o comércio que oferece mais possibilidades ao consumidor em múltiplas plataformas. Por esse motivo, obter canais diversos para prover bom atendimento e entrega é primordial ao negócio que quer continuar lucrando, mesmo durante pandemia.
Pensando nisso, muitas lojas físicas passaram a investir no marketplace.

O marketplace é um e-commerce que possibilita o registro de várias lojas interessadas em vender on-line. O serviço traz facilidades ao consumidor, pois permite que ele compre de vários lojistas e pague de uma só vez, sem precisar acessar um site para cada item.

youtube

Este tipo de shopping center digital conta com ferramentas poderosas para o crescimento e lucro das lojas físicas. Entretanto, apesar dos aspectos positivos, é prudente lembrar que o cliente não conta com o mesmo cenário da compra presencial. Por isso, o vendedor deve acompanhar todas as etapas do processo de venda para garantir o sucesso dos negócios.

Pontos essenciais para a venda via marketplace:

O que saber para oferecer a melhor experiência?

O vendedor precisa estar atento a alguns pontos que determinam se o negócio virtual será satisfatório para os clientes, como:

Manter o consumidor atualizado sobre o status da compra realizada: se existe mercadoria em estoque, quando será feita a entrega e como chegará até ele;

Garantir que o transporte e a entrega sejam de qualidade: entregar os produtos de forma segura para que o consumidor não precise se preocupar com o trajeto do pedido ou condições de postagem;

Estabelecer comunicação e canais com o consumidor: manter seus canais disponíveis para o contato com o cliente é fundamental para melhorar a experiência de compra;
Um sistema de gestão de negócios auxilia na gerência de lojas físicas no marketplace, facilitando as operações e ampliando as opções de negócio.

 

 

Gestão financeira do marketplace

As lojas físicas no marketplace precisam estar preparadas para a mudança dos custos fixos. Geralmente, o consumidor opta pela compra on-line por causa do preço menor e melhores condições de pagamento, além do conforto de receber a mercadoria em casa. Por isso, o vendedor deve saber a diferença entre loja física e loja on-line para entender qual será o seu lucro, a fim de manter um bom fluxo de caixa.

Conclusão

Numa visão geral, o vendedor tem toda a gestão e controle de sua loja integrado em um sistema. A economia de tempo e recursos é um fator importante que esse serviço oferece ao negócio. Portanto, investir na estrutura do marketplace para manter-se ativo no mercado é uma estratégia inteligente e econômica.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend