Gestão Empresarial: Qual a sua importância dentro das empresas?

É chamado de gestão empresarial o conjunto de estratégias e ações aplicadas dentro de um negócio para proporcionar o alcance dos seus objetivos. Ou seja, nada mais é do que administrar a empresa utilizando os recursos necessários para que ela se mantenha no mercado e, mais que isso, fortaleça o seu posicionamento para ampliar o seu alcance.

Particularmente universal

Embora seja pautada em pilares universais, essa gestão também é muito particular. Por exemplo: uma empresa cujo objetivo principal seja ser líder do segmento a nível nacional em cinco anos, precisa de uma gestão financeira daquela que está focada em aumentar o faturamento em 10% em um ano. Por isso, gerir um negócio é se atentar para as suas particularidades.

Gestão empresarial: uma questão de sobrevivência

Sem essa gestão empresarial, nenhum negócio sobrevive, porque é ela que otimizará o uso dos recursos (sejam eles financeiros ou quaisquer outros) para garantir a sustentabilidade da empresa. É por isso que mesmo os micro e pequenos empreendedores, mesmo que não seja um processo consciente e nem tenham um departamento específico para isso, certamente praticam a gestão empresarial.

Perspectiva estratégica

O diferencial está nos empresários que passam a olhar para essa gestão como uma perspectiva estratégica e é aí que ela se torna imprescindível para o crescimento. Gerenciar estrategicamente significa não querer apenas que o empreendimento se sustente, mas que cresça, conquiste uma posição privilegiada no mercado, tenha os seus diferenciais bem estabelecidos e reconhecidos. Isso exige que a gestão seja planejada e relacionada com estudos sobre o mercado, pesquisas de público-alvo e outros elementos externos à empresa, mas que impactam diretamente em suas atividades.

Gestão integrada

Dentro da perspectiva estratégica está a prática da gestão estratégica, que se tornou uma tendência permanente no mundo corporativo. Basicamente, significa que todas as áreas da empresa precisam ser administradas em conjunto e levando em conta duas coisas:

  • Como elas se relacionam entre si;
  • Como elas influenciam na conquista dos objetivos da empresa.

Por exemplo: o fluxo de entradas e saídas precisa ser gerido de modo a possibilitar o aumento ou redução dos investimentos na área de marketing porque para atingir a meta do empreendimento é preciso aumentar os esforços na construção de relacionamento com o público.

A gestão integrada é importante porque garante que cada departamento cumpra o papel que lhe cabe na estratégia de crescimento da empresa. É importante olhar para o negócio como se fosse um organismo: os setores são como os órgãos, funcionam de forma individual, mas um depende do outro e o objetivo de todos é garantir a sobrevivência.

Automatização de processos

Dentro de uma empresa, a gestão empresarial tem duas faces: a estratégica (que comentamos até então) e a tática. A parte tática envolve processos mais operacionais que muitas vezes acabam tomando todo o tempo da equipe e impedindo que os colaboradores, dentro de suas funções, se concentrem em elaborar novas estratégias.

Por isso, o sistema ERP atende às necessidades modernas no que tange à gestão empresarial: ele permite uma gestão integrada entre todos os setores e a automatização de determinados processos para otimizar o tempo da equipe.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend