Gestão de Processos: 5 dicas para melhorar a da sua indústria

HomeSoftware ERPGestão de Processos: 5 dicas para melhorar a da sua indústria
gestão de processos

A gestão de processos tem um papel primordial no setor industrial, focada em otimizar os procedimentos internos para reduzir os desperdícios, aproveitando melhor o potencial dos equipamentos e recursos humanos.

Quando ela é eficiente, garante que o fluxo das atividades aconteça dentro do previsto e que pequenos desalinhamentos sejam corrigidos antes de se tornarem problemas maiores.

No artigo de hoje, separamos 5 dicas para melhorar a gestão de processos da sua indústria. Confira!

Identifique os processos

É impossível gerir processos desconhecidos, por isso, a primeira dica é que o gestor passe pelo menos uma semana na linha de produção da indústria para mapear os processos que acontecem ali.

Nessa etapa, é importante conversar com os colaboradores e entender como funciona a dinâmica a partir da vivência deles.

Possivelmente, com essa primeira dica já serão identificadas pequenas falhas que deixam a cadeia de processos truncada e que precisam ser corrigidas.

Delegue a tomada de decisão

Um dos problemas mais comuns na indústria é quando todo o trabalho depende de decisões que apenas uma pessoa pode tomar.

Nesse contexto, qualquer mudança necessária será capaz de parar a produção, atrasando os processos e a entrega da mercadoria, desperdiçando o tempo útil dos colaboradores.

A descentralização é a chave: dentro a indústria, é preciso ter um profissional capacitado e de confiança, que esteja mais próximo dos outros funcionários no dia a dia e que tenha autonomia para a tomada de decisões.

Trace metas

A gestão de processos visa melhorar a fluência das atividades industriais, mas o que significa melhorar? Os resultados das estratégias de gestão só poderão ser mensurados se houver metas a cumprir.

Elas podem ser internas, por exemplo: reduzir o tempo entre a finalização e a embalagem do produto.

O importante é ter objetivos concretos, que sejam desafiadores e atingíveis simultaneamente, dando sentido a essa gestão,

Ciclo PDCA

Muitas indústrias implementam o ciclo PDCA, uma metodologia de 4 etapas adotada por empreendedores do mundo todo. As fases são as seguintes:

* Plan – planejamento – mapear um problema e analisá-lo para criar um plano de ação;
* Do – fazer – execução do plano;
* Check – checagem – observar se a ideia funcionou na prática;
* Act – ação – implementar esse plano como um novo padrão sempre que aquele problema surgir novamente.

Qualquer problema identificado no fluxo de processos da indústria pode ser solucionado seguindo essa metodologia.

Melhore o layout industrial

A organização espacial deve ser pensada a fim de favorecer a produtividade.

Núcleos que realizem processos que se complementam ou sequenciam precisam ficar próximos; se os colaboradores precisam transitar ao longo do expediente, deve existir uma área de circulação apropriada.

O layout diz respeito a soluções espaciais que melhorem a gestão de processos.

E, é claro, a gestão integrada pelo sistema ERP sempre é uma ferramenta útil de gerenciamento. Nesse caso, ela pode ajudar a mensurar a produtividade e, assim, apontar se as mudanças indicadas pela gestão de processos estão realmente sendo positivas ou não.

Além disso, também ajuda a organizar as finanças destinando recursos a serem investidos nessa gestão e integram os processos de produção a todos os outros departamentos da empresa.

Veja neste vídeo como nossa solução pode auxiliar na gestão de processos: https://domtec.com.br/sistema-para-industria/

Entre em contato com nossos consultores e agende uma demonstração. Ficamos à disposição para fazer uma demonstração do serviço.

Agende uma Demonstração com nossos especialistas