fbpx

Como a nova geração de ERPs pode otimizar a Gestão de negócios

HomeSoftware ERPComo a nova geração de ERPs pode otimizar a Gestão de negócios
gestão de negócios

O software de Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento de Recursos Empresariais, já tem algumas décadas de vida e, por isso, passou algumas por mudanças. Agora, a nova geração de ERPs está muito mais ligada às demandas do mundo digital. Mesmo assim, há quem ainda diga que o ERP integrado não é a melhor solução para a otimização da gestão de negócios. Será?

ERP Integrado x Soluções Distintas

Há alguns anos, o debate sobre ERP envolve dois lados distintos: os favoráveis do sistema integrado e os favoráveis do uso de diversos softwares simultaneamente. Para os primeiros, o ERP ainda é o melhor meio para a gestão de negócios por conter, em uma única interface, todos os recursos necessários.

Os segundos acreditam que o ERP não consegue fornecer soluções eficientes em um mundo cada vez mais digital. Nesse contexto, nasce a nova geração de ERPs, com novos recursos para responder às questões da atualidade digital.

Nova Geração de ERPs

Como o mercado não estaciona, as novas soluções de ERP buscam integrar recursos de Inteligência Artificial, computação em nuvem, blockchain e diversas tecnologias recentes. Elas oferecem tanto novas funcionalidades, como novas maneiras de implementação.

O consumidor, portanto, tem outras soluções para gestão de negócios, ao mesmo tempo em que garante flexibilidade na contratação, implementação e utilização. No pior dos mundos, já tem três opções: várias soluções de software, um ERP integrado da velha geração ou um ERP da nova geração.

A Natureza do ERP

A solução para a dicotomia entre favoráveis à integração e os favoráveis ao uso de diversas soluções, é entender a natureza da tecnologia ERP. O sistema desde sempre se adaptou, fornecendo sempre novos recursos para a gestão.

Diante das novas exigências, o mercado passou a produzir ERPs mais adaptáveis. A escalabilidade passou a ser mais visível para o consumidor. Ele percebe que não precisa mudar os processos internos para integrar o sistema. Pelo contrário, a nova geração de ERPs é uma solução personalizável.

Quando o gestor vai ao mercado buscar um ERP, se depara, então, com as duas gerações. A primeira exige amplo treinamento dos usuários, para a empresa “se dobrar” ao sistema. A segunda leva softwares altamente flexíveis, que podem integrar novas ferramentas e aplicações. É como montar o próprio sistema em vez de buscar um produto “pronto e acabado”.

O Futuro Inteligente do ERP para gestão de negócios

A ideia de um ERP inteligente é tão comum que já se fala em iERP. Esses sistemas são adaptáveis, integram diversos aplicativos e usam aprendizado de máquina e análises avançadas. Eles utilizam um grande número de dados para melhorar o negócio, como rastreio, previsão e muitas outras funções.

A nova geração de ERPs inteligentes oferece recursos voltados para o aumento da experiência do usuário. Os softwares processam grande volume de dados, utilizando recursos de computação avançado e integração de alto nível.

Portanto, a resposta para o dilema mencionado acima é buscar sempre a natureza do ERP, que é levar sempre diversas soluções para seu negócio de maneira integrada.

 

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?

Então entre em contato com um de nossos consultores e conheça nossas soluções.

Agende uma Reunião com nossos especialistas