Drones na indústria 4.0: saiba como tem ajudado nos processos

Os drones ou veículos aéreos não tripulados (VANTS) se colocam, hoje, como uma ferramenta fundamental em relação à otimização de processos ou atividades no âmbito da indústria 4.0. A seguir, entenda melhor como o uso de drones na indústria 4.0 tem ajudado a aumentar a eficiência e produtividade das operações. Continue a leitura!

youtube

O que é a indústria 4.0?

A indústria 4.0 pode ser compreendida como um campo do mercado que estimula e faz uso de tecnologias para potencializar o processo produtivo, em termos de eficiência e produtividade.

A indústria 4.0 está alicerçada em três conceitos:

Internet das Coisas (IoT)

Basicamente, é uma área da indústria 4.0 que busca potencializar a interação ou comunicação de coisas, fazendo com que elas tenham autonomia para agir.

A Internet das Coisas está presente, hoje, na maioria dos projetos modernos de edificação, que contam, por exemplo, com um sistema de iluminação que se comporta conforme o estilo da vida das pessoas.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma estratégia da indústria 4.0 que possibilita que uma empresa possa digitalizar seus processos e/ou operações e, dessa maneira, tornar-se mais acessível e eficiente.

A computação em nuvem também reduz custos, fazendo com que a empresa passe a operar de maneira mais digital do que física.

Aprendizado de máquina

Por fim, temos o aprendizado de máquina, que nada mais é do que uma estratégica que busca capacitar uma máquina ou software, como um ERP, para agir ou propor soluções conforme a interação com dados e humanos.

 

 

Uso de drones na indústria 4.0

Os drones têm ajudado nos processos da indústria 4.0 de diversas maneiras. Conheça algumas delas:

Medição de áreas ou coisas

No âmbito da indústria 4.0, os drones têm sido utilizados, principalmente, para realizar a medição de áreas ou coisas que ficam localizados em um ambiente de difícil acesso, como no alto de uma torre de energia ou dentro de uma chaminé de uma fábrica, por exemplo.

Os drones conseguem alcançar esses lugares de maneira rápida, bem como enviar dados em tempo real para o gestor ou condutor de VANTS.

Monitoramento de plantio

Muitas vezes, fica difícil realizar o monitoramento de grandes áreas de plantação e fica até mesmo custoso. Então, nesse sentido, podemos dizer que os drones na indústria 4.0 têm sido utilizados para otimizar esse processo.

Eles conseguem sobrevoar rapidamente uma plantação, bem como identificar qualquer anomalia ou problema que possa colocar em risco tal negócio. O uso de drones na indústria 4.0 é uma tendência que não se pode mais negar.

Como se pode visualizar, os drones na indústria 4.0 se apresentam hoje como uma solução fundamental para a indústria 4.0, considerando a importância que eles assumem para otimizar processos, conferindo a eles maior eficiência e produtividade, bem como segurança.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend