Distribuição logística: 5 formas de tornar esse processo mais eficiente

A atividade de distribuição logística é permeada por desafios que testam a capacidade dos profissionais da área. O atendimento dos prazos de entrega, a gestão da frota e a emissão de documentos fiscais são fatores que comprometem o bom desempenho das transportadoras.

Se a sua empresa se encontra em uma situação semelhante, saiba que é possível reverter esse cenário. Continue lendo as nossas informações sobre o assunto neste conteúdo. Confira!

1 – Planeje as etapas da operação

Ganhar eficiência na distribuição logística não é uma tarefa simples. Conquistar esse resultado exige dedicação e preparo para realizar mudanças que beneficiem o negócio. Por isso, a busca por formas de aumentar a eficiência e, com isso, garantir a satisfação dos clientes é cada vez maior.

A primeira etapa é o desenvolvimento de um planejamento abrangente que registra todas as atividades bem como a sua execução. Como resultado, é possível otimizar o tempo, reduzir custos e melhorar a performance.

2 – Aprimore os seus controles de estoque

Você sabe quais são os itens mais vendidos no seu negócio? Existem relatórios sobre a quantidade de cada item em estoque? Você sabe quando há necessidade de reposição das mercadorias? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então está na hora de rever o papel da área de gestão de estocagem. Essa é uma atividade com impacto sobre toda a cadeia logística, pois:

• garante a expedição dos pedidos corretamente;
• evita a falta de mercadorias para comercialização;
• contribui para o planejamento das atividades de abastecimento;
• minimiza o excedente de estoques minimizando, assim, os custos operacionais.

3 – Alinhe os processos de logística reversa

Existem diversas áreas que podem se beneficiar por esse tipo de serviço desde a devolução de embalagens de materiais até o retorno de produtos adquiridos no varejo. A logística reversa tem se tornado cada vez mais presente nas empresas, principalmente quando consideramos o comércio eletrônico.

Oferecer essa opção aos clientes representa uma oportunidade de construir uma relação positiva. Porém, é fundamental organizar o funcionamento do processo para garantir que seja bem-sucedido em todas as suas etapas.

4 – Adote indicadores de desempenho

Uma frase muito comum na gestão de empresas diz que quem não mede não tem condições de melhorar. Quando o assunto é a distribuição logística a execução de cada atividade tem um papel importante no resultado da operação.

Por esse motivo, recomendamos a adoção de indicadores de desempenho que medem as principais atividades de acordo com as metas estabelecidas. Essa medição deve ocorrer periodicamente em todas as etapas da cadeia de suprimentos. Alguns dos exemplos mais comuns são:

• custo por pedido;
• taxa de devolução de pedidos;
• utilização de capacidade de carga;
• indicador de entregas realizadas no prazo acordado.

5 – Invista em tecnologia na distribuição logística

Atualmente, é impossível pensar em aprimorar os resultados da operação de transportes sem considerar o investimento em sistemas de ERP. Essa ferramenta também é conhecida como sistemas de gestão integrada que atuam para automatizar e acelerar a execução de todas as etapas do processo.

Com o crescimento do setor, esse tipo de sistema tem se tornado cada vez mais acessível para pequenas e médias empresas que têm acesso a esse recurso pagando preços acessíveis.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend