Cross docking: por que as empresas devem adotar esse sistema?

O cross docking veio para auxiliar um dos maiores desafios das empresas, a gestão do estoque. Negócios que atuam com vendas por meio do e-commerce são, rotineiramente, os mais afetados por problemas envolvendo a forma como lidam com o armazenamento de seus produtos.

Uma gestão de estoque eficiente deve estar entre os principais objetivos de qualquer empresa, já que ela impacta diretamente na agilidade das entregas e na reputação da marca diante de seus clientes. Para garantir sucesso na organização de estoques, existem diversas estratégias, entre elas o cross docking.

O que é cross docking?

O termo pode ser traduzido livremente como um “cruzamento de docas”. Esta nomenclatura deve-se ao modelo no qual se inspira: um sistema rotineiramente utilizado para a descarga de navios, que era realizado sem que houvesse necessidade de grandes espaços físicos para o armazenamento dos produtos, já que eram encaminhados diretamente para os veículos responsáveis pelo transporte e entrega.

Adaptando o conceito naval para o empresarial

Ao entender o conceito que deu origem ao cross docking, já é possível imaginar como ele se aplica a outras empresas. A ideia aqui é que, a partir do ato da compra de qualquer produto fornecido pelo seu empreendimento, a solicitação de despacho deste material seja enviada para seus fornecedores. A partir daí, o fornecedor se torna responsável pelo encaminhamento do material adquirido para um centro de distribuição, que será responsável por levá-lo ao cliente final.

Isso faz com que a sua empresa não necessite dispor de grandes volumes de estoque. Tal aspecto garante não apenas melhor alocação do espaço físico, como, também, fornece maior agilidade no tratamento dos produtos e na entrega para os consumidores.

Não confundir com Transit Point

É normal que haja confusão entre cross docking e transit point. O segundo termo é relacionado à ideia de não existirem estoques, já que os produtos possuem destinatários definidos. Ou seja, os produtos em questão já possuem destino certo antes de sua produção ou compra. Algo que não ocorre na implantação do cross docking.

Por que sua empresa deve adotar?

O cross docking apresenta inúmeras potencialidades para a sua empresa, sendo a principal delas a redução de custos para manutenção de estoques, já que as logísticas destes espaços costumam ser bastante caras.

Outro aspecto importante é que, por tratar-se de uma relação direta com o fornecedor, sua empresa não enfrentará mais problemas causados pela falta de estoque. Isso se deve ao fato de que, com o cross docking, a encomenda do material é feita apenas a partir da confirmação da compra do consumidor.

Quero implantar o cross docking na minha empresa, como devo fazer?

A implantação do cross docking deve ser pautada pela contratação de sistemas que ajudem no gerenciamento da operação, já que precisa haver coordenação entre sua empresa e fornecedores. Outro aspecto importante é investir no treinamento de seus colaboradores, para que estes entendam o novo sistema.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend