Cotação de preços: qual impacto no lucro das empresas?

Evidentemente, existe uma relação muito direta entre a cotação de preços e o lucro de uma empresa. Afinal, o quanto você gasta com os fornecedores têm um impacto direto no saldo positivo do negócio.

Porém, muitos gestores e empreendedores tem uma dificuldade em entender o conceito e como fazê-lo com perfeição. Portanto, para ajudar você, este post deixa um pouco mais claro os impactos da cotação de preços no lucro.

O que é a cotação de preços?

Antes de qualquer coisa, é preciso definir o conceito. Então, na cotação de preços, é feita uma análise das práticas do mercado, não se limitando às informações financeiras.

Ou seja, é uma análise mais completa, que avalia preço, condições de pagamento, formas de contratação e diversas outras informações importantes. É comum de ser confundida com o pedido de orçamento, mas este tem uma limitação clara, já que está ligado ao planejamento financeiro da empresa.

Os efeitos no lucro

Agora que você já sabe o que é a cotação, também é mais fácil entender seus efeitos no lucro. O lucro, de maneira resumida, é construído pela diferença entre o faturamento e os gastos. Logo, quanto menos você gasta, maior é o seu potencial de lucro. E como a cotação de preços visa encontrar o melhor negócio, sua influência nos lucros é enorme.

Porém, como vimos acima, a cotação não procura apenas o valor monetário a ser pago. O processo permite avaliar prazos e diversos outros detalhes que ajudam a sua empresa financeiramente.

Como fazer a cotação de preços?

Agora que já ficou mais claro o que é o conceito, existem algumas dicas de como fazer a cotação de preços. Resumidamente, são 3 regras de ouro que ensinam o básico do que você precisa saber sobre as cotações.

  • 1 – Faça pelo menos 3 cotações diferentes: O motivo para isso é óbvio. Quanto mais você procura, mais se abre para diferentes propostas, até encontrar a mais vantajosa;
  • 2 – Evite contratar pelo primeiro preço: Outra boa dica é sempre tentar negociar em cima do primeiro preço. Existem diversas práticas que você pode implementar, como o desconto por volume ou o pagamento facilitado;
  • 3 – Não fique dependente de fornecedores: Ficar dependente de um único fornecedor significa abrir a possibilidade para certos problemas. Em outras palavras, se ele quebrar, pode levar sua empresa junto.

Boas práticas de cotação de preços

Complementando estas 3 regras, existem diversas outras boas práticas de cotação de preços que podem tornar o processo ainda melhor. As principais são:

  • Tenha processos bem estruturados e padronizados;
  • Faça um planejamento das próximas cotações;
  • Opte por comprar em volumes maiores;
  • Negocie sempre que for possível;
  • Adote um sistema de gestão para ajudar a controlar os processos.

Um sistema de gestão pode ajudar?

A partir da última boa prática, um sistema de gestão pode ser muito vantajoso. Primeiramente, ele ajuda você a organizar e registrar as informações, facilitando a comparação entre as mesmas. Além disso, também automatiza um grande número de tarefas, o que significa que a equipe tem mais tempo para fazer mais cotações ou negociar com mais calma.

Então, quer conhecer como fazer uma cotação de preços ainda melhor e potencializar os lucros da sua empresa?

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