Controle de estoque das distribuidoras: um sistema de gestão pode ajudar

Realizar o controle de estoque de uma empresa comercial requer muitos cuidados e, acima de tudo, registros e controles, para que assim, seja possível mensurar os ativos do empreendimento.

Nas distribuidoras esse controle de estoque deve ser mais acurado, dado que, esse ativo está ligado à atividade-fim da empresa, e a sua falta de gestão pode acarretar improdutividade das operações e, até mesmo, prejuízos financeiros.

Nesse contexto, adotar um sistema de gestão  pode ajudar de forma considerável no controle de estoque das distribuidoras. Para que você entenda melhor a respeito desse tema, preparamos este artigo em que abordaremos os principais pontos em que um sistema de gestão exerce função fundamental de controle e otimização dessa área.

Agilidade e precisão nas conferências e no controle de estoque

Uma distribuidora tem alto nível de rotatividade nos seus estoques, visto que são recebidos e expedidos inúmeros produtos oriundos das operações de compra, venda, devolução e garantia.

Nesse contexto, utilizar um sistema de controle de estoque adequado auxilia as distribuidoras a reduzirem os índices de perdas e desvios, um fator fundamental para ajudar a preservar o capital financeiro e impedir que as operações sejam afetadas por erros que são facilmente cometidos quando as atividades são realizadas de forma manual.

As atividades de conferências podem ser auxiliadas utilizando leitores de código de barras, coletores de dados ou uma infraestrutura de RFID — Radio-Frequency IDentification (identificação por radiofrequência) que se comunicarão com o sistema de gestão, proporcionando precisão e agilidade nas atividades e informações.

Alocação correta dos produtos

Uma empresa distribuidora deve ter as suas atividades executadas de forma rápida e fluída, de modo que isso permite o aumento das suas operações e o atendimento de um número maior de clientes.

Nesse contexto, os produtos de maior giro devem estar alocados em posições de acesso mais facilitado, o que proporciona ganho de performance nas atividades de separação. Mas como identificar os itens de maior giro? Nesse momento, entra em cena o controle de estoque, de modo que organizará os dados e converterá em informações relacionadas ao giro do estoque por item, seja em quantidade, seja em valor.

A vantagem de utilizar o controle de estoque por um sistema de gestão é o fato de as informações de giro estarem sempre atualizadas, ou seja, a entrada e saída de produtos na categoria de alta demanda ocorrem de forma automática com base nas suas movimentações de entradas e saídas.

Gestão inteligente da cadeia de suprimentos

A gestão inteligente da cadeia de suprimentos exerce função fundamental para as empresas distribuidoras, pois, a falta ou excesso de produtos pode representar sérios problemas financeiros e operacionais ao empreendimento.

No entanto, ao utilizar o controle de estoque, será possível estabelecer os níveis ideias de cada item, bem como gerenciar a periodicidade de ressuprimento, para que assim não haja imobilização financeira em itens de baixo giro, nem que seja criado um cenário de falta de abastecimento de itens de alta demanda.

Dessa forma, o controle de estoque informará o momento certo de gerar suas ordens de compras e, inclusive, pode sugerir a quantidade ideal de acordo com o movimento de um determinado período e a sua margem de segurança.

Como pode perceber, um sistema de gestão exerce função fundamental no controle de estoque de uma distribuidora, visto que diminui os índices de erros, aumenta a sua capacidade operacional e otimiza as principais atividades da área.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend