Centro de Custo: quais são suas vantagens?

Por se tratar de uma área relativamente nova, que se coloca de maneira oposta ao que vem sendo praticado pela maioria das organizações, é pouco provável que já tenha ouvido falar a respeito do Centro de Custo.

Para quem ainda não sabe, é uma estratégia que contribui para que uma empresa administre melhor suas despesas e receitas, mas por departamento. Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura.

Afinal, o que é Centro de Custo?

Em poucas palavras, podemos definir como uma estratégia que busca separar uma empresa em diversos setores, possibilitando que cada um seja responsável pelos processos não apenas operacionais que são de sua competência, mas também pela gestão financeira e econômica em relação ao departamento.

Assim, por exemplo, cada setor de uma empresa se torna em um Centro de Custo, como se representasse um negócio à parte em relação a empresa como um todo. Cada setor, segundo essa ótica, funciona como um negócio separado.

Mas para quê fazer isso, se parece que complica mais?

É aí que você se engana! Os setores de uma empresa possuem características próprias.

Alguns deles exigem maior quantidade de recursos para operar, outros, no entanto, pouca. Além disso, alguns são responsáveis pela geração de renda, já outros não, vide, o setor de Recursos Humanos.

Isso nos leva a uma conclusão: ele permite a uma empresa tomar conhecimento de informações sobre cada setor, de maneira a conhecer melhor como cada um gasta o recurso e como colabora para a geração de renda e, com base nisso, pode tomar decisões fundamentadas e estratégicas.

Tipos de Centro de Custo

A literatura atual sobre o assunto aponta, basicamente, dois tipos:

Centro de Custo Produtivo

O Centro de Custo Produtivo reúne ou classifica os setores de uma empresa que estão ligados diretamente à entrada de recursos. Dessa maneira, qualquer setor que tenha essa missão se enquadra nesse tipo.

Por exemplo:

– Vendas;
– Setor produtivo;
– Marketing;
– Etc.

Centro de Custo Não Produtivo

No entanto, no Centro de Custo Não Produtivo estão os setores que não contribuem diretamente para a entrada de recursos, porém, suas atividades são de significativa importância para o adequado funcionamento de uma empresa. São conhecidos, em geral, como setores administrativos.

Nesse sentido, já destacamos o RH como um exemplo.

Vantagens de adotar

A partir do que já apontamos, dá-se para ter noção em relação às vantagens de se adotar o Centro de Custo em sua empresa. Todavia, se tem dúvida, confira algumas que preparamos:

  • Colabora para o aumento de eficiência em relação aos custos/receitas de cada departamento de sua empresa;
  • Aumenta o desempenho da empresa, de um modo geral, uma vez que possibilita a ela ter acesso a informações estratégicas sobre cada setor;
  • Garante certa independência financeira a cada setor de sua empresa, o que pode implicar em aumento de criatividade/inovação;
  • Possibilita uma decisão mais ágil e fundamentada.

Como vimos, adotar um Centro de Custo em sua empresa pode ser fundamental para que esta cresça de maneira mais ágil e segura.

Para potencializar ainda mais o Centro de Custo de sua empresa, você pode adotar uma tecnologia de gestão, que seja capaz de fornecer aos setores de sua empresa os recursos de que precisam para tomar decisões cada mais assertivas.

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