Business Intelligence: saiba o que é e como ajuda a sua empresa

HomeSoftware ERPBusiness Intelligence: saiba o que é e como ajuda a sua empresa
Business Intelligence

A automação de processos está cada vez mais presente nas diferentes etapas que fazem parte da rotina empresarial. Com isso, novas estratégias são criadas a fim de acompanhar essas mudanças e redefinir a maneira como tomamos decisões. Uma delas é o Business Intelligence, conceito já presente nas principais companhias. Entenda o que é e como isso pode ajudar a sua empresa.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) é um termo que se refere a tecnologias, práticas e aplicativos para a integração, estudo e apresentação de informações de cunho comercial. Basicamente, os sistemas que fazem parte desse conceito são formados para oferecer suporte às decisões orientadas por dados.

Os objetivos do Business Intelligence

Um dos principais objetivos do Business Intelligence nas empresas é oferecer suporte para melhores tomadas de decisão em negociações. Isso pode ser feito por meio da otimização das escolhas e dos processos, aumento da eficiência operacional, geração de novas receitas e obtenção de vantagens competitivas em relação aos concorrentes de negócios.

Ferramentas mais importantes

Os softwares e os aplicativos de automação utilizadas no Business Intelligence fornecem visualizações históricas, atuais e preditivas das operações de negócios. Em muitos casos, os dados obtidos provêm de arquivos antigos com base em informações operacionais.

Essas ferramentas também oferecem análises de tabelas interativas e dinâmicas, relatórios, visualização e mineração de estatísticas. Já os aplicativos tratam de produção, vendas e outras fontes de informações cuja finalidade inclui a gestão de desempenho de negócios e outras informações tanto da própria empresa quanto das concorrentes do setor.

As vantagens do BI para a sua empresa

A implementação do Business Intelligence na sua empresa pode provocar uma verdadeira revolução em todos os processos estratégicos. Afinal, esse conceito faz com que a empresa tenha mais facilidade para encontrar, avaliar, colaborar, compreender e realizar ações a partir de informações de alto valor agregado sempre que for necessário. Isso pode gerar, entre outras vantagens:

  • Rotinas mais eficientes: a adoção do Business Intelligence é fundamental para que pessoas em cargos estratégicos estejam nos pontos corretos para o funcionamento dos processos e a tomada de decisões.
  • Redução de custos: o BI permite que toda a cadeia operacional seja mantida e operada com poucos recursos, o que causa um impacto determinante nos custos. Além disso, em tempos de crise, o uso do sistema aumenta a capacidade de realização de investimentos estratégicos.
  • Aumento do faturamento: a análise dos indicadores que são realmente relevantes para a sua empresa não reduz somente o tempo de trabalho, mas também possibilita uma avaliação mais precisa em relação a investimentos, especialmente em estratégias de marketing, que podem ter efeitos positivos em vendas.

Como implementar o Business Intelligence na minha empresa?

A adoção de estratégias de BI em uma empresa abrange alguns conceitos fundamentais, como um planejamento estratégico com análise de informações internas, revisão de metas de médio e longo prazo e uma mudança nas questões relativas à cultura interna. Para isso, uma empresa especializada pode ser a solução ideal, pois ela oferece todo o know-how para a implementação mais adequada de acordo com suas necessidades.

Veja no vídeo abaixo algumas funcionalidades da nossa ferramente de Business Intelligence:

Se você deseja adotar uma estratégia de BI em sua empresa, conheça as soluções desenvolvidas pela nossa equipe e solicite uma demonstração com um de nossos consultores.

Agende uma Reunião com nossos especialistas