Atendimento ao cliente: conheça os impactos que traz para as empresas

Existem diversos fatores que influenciam na saúde de uma empresa e, entre eles, um que vem merecendo cada vez mais atenção por parte de empresários e empreendedores é o atendimento ao cliente. Esse fator pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa, por isso vem assumindo um caráter fundamental.

Em um primeiro momento, para que uma empresa possa começar a funcionar da maneira correta, a atenção e investimento em um produto de qualidade é importantíssimo. Porém, com isso em mente, diversos concorrentes da mesma área estão sempre inovando e buscando maneiras de sempre aumentar o nível de qualidade de seus produtos, de modo que, em vários casos, a qualidade não seja o suficiente para colocar uma empresa em outro patamar.

É tendo esse cenário em vista que se tornam necessários o trabalho e o investimento cada vez maiores nas áreas de relacionamento e atendimento ao cliente, porque, ao focar neste aspecto, uma companhia ganha uma vantagem sobre as concorrentes. Isso porque qualquer cliente vai sempre dar preferência e voltar para os lugares onde ele sentiu que foi bem tratado e recebeu um atendimento de qualidade.

As vantagens de um bom atendimento ao cliente

Ter um bom atendimento ao cliente para manter sempre um bom relacionamento com seus compradores é fundamental. Dessa forma, a empresa é capaz de fidelizar as pessoas e garantir que elas vão voltar assim que precisarem de serviços que sejam similares aos prestados anteriormente, mas o maior fator positivo é a propaganda boca a boca, também conhecido como marketing espontâneo.

Não existe ferramenta de divulgação mais eficaz para o estabelecimento de qualquer empresa no mercado do que o marketing espontâneo. Afinal, as dicas e recomendações de amigos e parentes costumam ser o principal guia das pessoas nos momentos em que elas buscam novos serviços ou produtos, o que faz desse tipo de marketing o sonho de qualquer empreendedor ou empresário.

Com isso, ainda seguindo a lógica de um mercado onde a diferença de qualidade do mesmo produto de diferentes empresas não é suficiente para colocar alguma delas acima no conceito geral, o atendimento ao cliente, mais uma vez, se torna o fator de desequilíbrio. Dessa forma, é fundamental que as empresas consigam que, ao falarem de seus negócios, as pessoas se lembrem sempre com bons olhos do atendimento prestado por você e seus funcionários.

Diferentes etapas do atendimento ao cliente

Um dos principais fundamentos que as empresas precisam entender sobre o atendimento ao cliente é de que existem etapas no relacionamento entre as duas partes e que é fundamental que um eventual comprador se sinta confortável e bem tratado em todas elas. A primeira envolve conhecer o cliente e identificar seus problemas e principais desejos com seus produtos.

Depois que essas características básicas de qualquer ciente estão definidas, vem o momento de apresentar planos e serviços que mais condizem com aquilo que ele espera de sua empresa. Importante destacar que o foco aqui está na melhor opção para o cliente e não no plano mais caro, que renderá mais para o negócio.

Com o produto escolhido, é sempre importante deixar o cliente convicto de que ele está saindo da sua empresa com a melhor opção em mãos. Além disso, o atendimento pós venda também é fundamental. Isso envolve a busca esporádica por antigos clientes que possam representar renovações ou novos negócios e o atendimento e suporte de problemas. Para se diferenciar pelo atendimento, todo esse processo deve ser realizado da melhor forma possível.

A importância da empatia

Um dos principais diferenciais para empresas que buscam um bom atendimento ao cliente é a empatia. Para garantir que todos se sintam realmente bem atendidos e respeitados é preciso mudar de lado na mesa, deixar a posição de atendente ou vendedor e se colocar no lugar do cliente. É necessário que o foco esteja sempre no comprador de seus produtos.

Os clientes se sentem especiais quando percebem que o atendente está lhe dando a atenção desejada e está compenetrado em solucionar o problema apresentado. Nesse momento, é preciso deixar de lado o melhor para empresa pelo resultado que a satisfação de cada cliente representa em longo prazo.

Nesse sentido, é importante tomar cuidado ao estipular metas de vendas ou situações parecidas, porque isso pode fazer o foco de cada atendente ficar restrito a cumprir o que foi estabelecido, mesmo que isso implique um atendimento de baixa qualidade. Ao estabelecer a metodologia de trabalho determine se o atendimento que você oferece é aquele que você espera receber quando é cliente de outra empresa.

A agilidade na resolução de problemas

Mesmo que a empresa se empenhe em manter o melhor relacionamento possível com todos os clientes, não existe atendimento que impeça o surgimento de dúvidas e problemas relacionados ao produto vendido, por exemplo. Por isso, para continuar se distanciando dos concorrentes, é fundamental que sua empresa esteja sempre pronta para solucionar os problemas posteriores à venda, com atendentes ávidos a acabarem com as principais dificuldades.

O surgimento de problemas e a falta de suporte podem fazer com que um cliente se canse e migre para uma concorrente que ofereça novos produtos ou maneiras de solucionar os problemas encontrados. Ao mesmo tempo, uma solução rápida e eficaz faz com que ele sinta cada vez mais confiança em sua marca, facilitando ainda mais o retorno no futuro.

A Importância da tecnologia no atendimento ao cliente

A tecnologia pode beneficiar uma empresa em diversas áreas, inclusive no atendimento ao cliente. As formas de inovar usando novos sistemas e tecnologias para manter um bom relacionamento com compradores são muitas, mas a mais comum é o suo de redes sociais, sobretudo de Facebook e Instagram, além do WhatsApp, para facilitar o contato com os clientes.

O uso dessas novas ferramentas para esse tipo de trabalho é importante porque agiliza ainda mais o contato entre empresa e cliente, facilitando em negociação e na resolução de problemas. O uso tecnologia também pode ser feito por meio da distribuição de formulários e questionários digitais para obtenção de mais informações sobre clientes e engajamento com o público.

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