Existem diversos fatores que influenciam na saúde de uma empresa e, entre eles, um que vem merecendo cada vez mais atenção por parte de empresários e empreendedores é o atendimento ao cliente. Esse fator pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa, por isso vem assumindo um caráter fundamental.
Em um primeiro momento, para que uma empresa possa começar a funcionar da maneira correta, a atenção e investimento em um produto de qualidade é importantíssimo. Porém, com isso em mente, diversos concorrentes da mesma área estão sempre inovando e buscando maneiras de sempre aumentar o nível de qualidade de seus produtos, de modo que, em vários casos, a qualidade não seja o suficiente para colocar uma empresa em outro patamar.
É tendo esse cenário em vista que se tornam necessários o trabalho e o investimento cada vez maiores nas áreas de relacionamento e atendimento ao cliente, porque, ao focar neste aspecto, uma companhia ganha uma vantagem sobre as concorrentes. Isso porque qualquer cliente vai sempre dar preferência e voltar para os lugares onde ele sentiu que foi bem tratado e recebeu um atendimento de qualidade.
As vantagens de um bom atendimento ao cliente
Ter um bom atendimento ao cliente para manter sempre um bom relacionamento com seus compradores é fundamental. Dessa forma, a empresa é capaz de fidelizar as pessoas e garantir que elas vão voltar assim que precisarem de serviços que sejam similares aos prestados anteriormente, mas o maior fator positivo é a propaganda boca a boca, também conhecido como marketing espontâneo.
Não existe ferramenta de divulgação mais eficaz para o estabelecimento de qualquer empresa no mercado do que o marketing espontâneo. Afinal, as dicas e recomendações de amigos e parentes costumam ser o principal guia das pessoas nos momentos em que elas buscam novos serviços ou produtos, o que faz desse tipo de marketing o sonho de qualquer empreendedor ou empresário.
Com isso, ainda seguindo a lógica de um mercado onde a diferença de qualidade do mesmo produto de diferentes empresas não é suficiente para colocar alguma delas acima no conceito geral, o atendimento ao cliente, mais uma vez, se torna o fator de desequilíbrio. Dessa forma, é fundamental que as empresas consigam que, ao falarem de seus negócios, as pessoas se lembrem sempre com bons olhos do atendimento prestado por você e seus funcionários.
Diferentes etapas do atendimento ao cliente
Um dos principais fundamentos que as empresas precisam entender sobre o atendimento ao cliente é de que existem etapas no relacionamento entre as duas partes e que é fundamental que um eventual comprador se sinta confortável e bem tratado em todas elas. A primeira envolve conhecer o cliente e identificar seus problemas e principais desejos com seus produtos.
Depois que essas características básicas de qualquer ciente estão definidas, vem o momento de apresentar planos e serviços que mais condizem com aquilo que ele espera de sua empresa. Importante destacar que o foco aqui está na melhor opção para o cliente e não no plano mais caro, que renderá mais para o negócio.
Com o produto escolhido, é sempre importante deixar o cliente convicto de que ele está saindo da sua empresa com a melhor opção em mãos. Além disso, o atendimento pós venda também é fundamental. Isso envolve a busca esporádica por antigos clientes que possam representar renovações ou novos negócios e o atendimento e suporte de problemas. Para se diferenciar pelo atendimento, todo esse processo deve ser realizado da melhor forma possível.
A importância da empatia
Um dos principais diferenciais para empresas que buscam um bom atendimento ao cliente é a empatia. Para garantir que todos se sintam realmente bem atendidos e respeitados é preciso mudar de lado na mesa, deixar a posição de atendente ou vendedor e se colocar no lugar do cliente. É necessário que o foco esteja sempre no comprador de seus produtos.
Os clientes se sentem especiais quando percebem que o atendente está lhe dando a atenção desejada e está compenetrado em solucionar o problema apresentado. Nesse momento, é preciso deixar de lado o melhor para empresa pelo resultado que a satisfação de cada cliente representa em longo prazo.
Nesse sentido, é importante tomar cuidado ao estipular metas de vendas ou situações parecidas, porque isso pode fazer o foco de cada atendente ficar restrito a cumprir o que foi estabelecido, mesmo que isso implique um atendimento de baixa qualidade. Ao estabelecer a metodologia de trabalho determine se o atendimento que você oferece é aquele que você espera receber quando é cliente de outra empresa.
A agilidade na resolução de problemas
Mesmo que a empresa se empenhe em manter o melhor relacionamento possível com todos os clientes, não existe atendimento que impeça o surgimento de dúvidas e problemas relacionados ao produto vendido, por exemplo. Por isso, para continuar se distanciando dos concorrentes, é fundamental que sua empresa esteja sempre pronta para solucionar os problemas posteriores à venda, com atendentes ávidos a acabarem com as principais dificuldades.
O surgimento de problemas e a falta de suporte podem fazer com que um cliente se canse e migre para uma concorrente que ofereça novos produtos ou maneiras de solucionar os problemas encontrados. Ao mesmo tempo, uma solução rápida e eficaz faz com que ele sinta cada vez mais confiança em sua marca, facilitando ainda mais o retorno no futuro.
A Importância da tecnologia no atendimento ao cliente
A tecnologia pode beneficiar uma empresa em diversas áreas, inclusive no atendimento ao cliente. As formas de inovar usando novos sistemas e tecnologias para manter um bom relacionamento com compradores são muitas, mas a mais comum é o suo de redes sociais, sobretudo de Facebook e Instagram, além do WhatsApp, para facilitar o contato com os clientes.
O uso dessas novas ferramentas para esse tipo de trabalho é importante porque agiliza ainda mais o contato entre empresa e cliente, facilitando em negociação e na resolução de problemas. O uso tecnologia também pode ser feito por meio da distribuição de formulários e questionários digitais para obtenção de mais informações sobre clientes e engajamento com o público.
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