Atacarejo: saiba porque se tornou tendência no mercado

O termo atacarejo tem se tornado cada vez mais popular, que se caracteriza pela a união de duas estruturas de comércio diferentes: o atacado e o varejo. Por atacado, entende-se todo aquele comércio que é voltado para venda de produtos em grande quantidade, normalmente utilizado por pessoas que fazem gestão de outros negócios menores, como mercados de bairro e padarias.

Já o varejo, é relacionado a comércio que atendem diretamente o consumidor final, que seria o caso dos mercados de bairro e padarias citados anteriormente.

 

youtube

Como funciona?

A combinação dos termos de atacado e varejo já representa a ideia central do modelo de negócios do atacarejo, onde ele visa unir as duas modalidades de vendas em apenas um estabelecimento. A ideia é que o ambiente seja capaz de atender as necessidades dos donos de pequenos estabelecimentos como, também, fornecer produtos em menor quantidade para os consumidores finais.

A ideia do atacarejo é recende para o consumidor brasileiro, mas ela surgiu no final dos anos 60, na Alemanha. A prática é conhecida no exterior como “Cash and Carry”, pois a ideia é reduzir os caminhos entre o produtor e o consumidor final o que, por consequência, reduz os custos dos produtos.

Por que o atacarejo é uma tendência de mercado?

Analisar tendências de mercado é algo que, normalmente, se baseia na realidade econômica dos consumidores. Ela ajuda a explicar muitos fenômenos, incluindo a ascensão dos atacarejos.

Por oferecer um estabelecimento onde o consumidor final possa interagir direto com os produtos, sem que haja o intermédio de um pequeno comércio, por exemplo, o atacarejo pratica preços mais baixos que as opções de varejo normais.

É comum que atacarejo, ao vender menores quantidades para os compradores finais, determinem algumas regras como quantidade mínima da compra e formas de pagamento específicas. A redução de custo do produto deve-se ao fato de que não existe intermediário, já que o dono de um varejo precisar arcar com alguns custos que são repassados ao valor do produto final.

Por conta disso, os atacarejos são uma solução mais econômica para os consumidores, principalmente se estivermos falando de um cenário em que há crise econômica e um aumento considerável no preço de produtos básicos comercializados no varejo.

 

 

Atacarejo foca em quantidade, mas não consegue oferecer variedade de marcas

O atacarejo trabalha com grandes quantidades, capazes de atender a demanda de donos de varejo. Além disso, para os consumidores finais, são ofertadas possibilidades menores, porém, igualmente mais completas que as oferecidas no varejo tradicional.

Porém, por conta desta característica, o atacarejo não consegue trabalhar com uma gama muito grande de opções de marcas, como é normal encontrar em estabelecimentos de varejo como supermercados.

Criar um atacarejo

Para quem busca criar um atacarejo, ou transformar o seu mercado nesta modalidade, é importante ter atenção a alguns aspectos. É importante ter uma estrutura física grande, para armazenar todos os produtos. Também é ideal escolher a forma de serviço a ser oferecido, e que seja simples para o consumidor, como um self service ou o conceito do cash and carry, em tradução livre, “pague e leve”.

 

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend