Fluxo de caixa: qual sua importância em época de crise?

Ter o controle sobre as entradas e saídas de capital financeiro na sua empresa é fundamental para uma boa gestão, afinal, isso garante visualizar o cenário de forma abrangente e ter as informações precisas para o processo de tomada de decisão. Esse controle se torna ainda mais imprescindível em tempos de crise, de modo que, os recursos financeiros podem entrar em escassez, um fato que torna o fluxo de caixa uma das ferramentas mais importantes para ajudar a sua empresa a ultrapassar esse momento de turbulência.

Por entendermos que os momentos de crise exigem maior cautela e efetividade, nós preparamos este artigo, em que te levaremos a perceber o quanto o fluxo de caixa é importante para ajudar a sua empresa a superar os períodos de recessão econômica.

Gestão dos gastos

O fluxo de caixa possibilita a identificação dos gastos, custos e despesas, nos seus respectivos centros de custo e, dessa forma, será possível visualizar os desperdícios financeiros com origem nos gastos desnecessários. Essa atividade é fundamental em épocas de crise, pois vai preservar o capital de giro do negócio com o uso inteligente desse recurso.

Vale lembrar, que não basta alimentar o fluxo de caixa, mas, é necessário analisá-lo de forma assídua e agir ativamente no dimensionamento dos créditos e débitos, bem como adotar medidas que reduzam os custos produtivos e as despesas dos processos administrativos.

Identificação de necessidade de capital de giro

O fluxo de caixa é uma ferramenta que deve ter a sua base de dados alimentada diariamente, para que assim, possa proporcionar a visão do cenário financeiro da empresa no curto, médio e longo prazo. Isso garante uma visão detalhada dos créditos e débitos, bem como o saldo disponível em cada dia.

Isso permite identificar os períodos em que os débitos são maiores que os créditos, o que gera a NCG (Necessidade de Capital de Giro). Assim, quanto antes for identificada a NCG, que geralmente ocorre em épocas de crise, mais rapidamente os gestores terão condições de ir em busca de soluções para cobrir esse déficit de capital.

Essa agilidade em cobrir a NCG evita ou diminui o pagamento de juros inerentes à utilização de capital de terceiros de forma não planejada.

Decisões mais ágeis

Ao reunir todos os pontos deste artigo, é estabelecido um outro item que leva a perceber a importância do fluxo de caixa em épocas de crise, que é a agilidade na tomada de decisão, afinal, isso possibilita a adoção de algumas medidas com foco em aumentar a performance da organização e proporcionar o melhor uso dos recursos financeiros.

Nesse contexto empresarial, decisões mais ágeis garantem a conquista de ganho de mercado e maior destaque entre os demais players do mesmo segmento.

Outro fator determinante para as decisões de forma mais ágeis é a possibilidade do estabelecimento da relação histórico x previsto x realizado, trazendo um raciocínio lógico de situações passadas até o momento presente, para que assim, seja possível traçar o futuro.

Solicite uma demonstração de Fluxo de Caixa

De posse desse conhecimento, o que você acha de colocar em prática o fluxo de caixa na sua empresa? Certamente, você terá mais uma excelente ferramenta de gestão que ajudará a elevar a performance do seu empreendimento e superar os momentos de crise.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?

 



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend