Há muito tempo, a logística deixou de ser encarada como um setor operacional e assumiu o seu papel estratégico dentro das empresas. Afinal, quando não é bem gerenciada, compromete todo o fluxo dos produtos, prejudicando o relacionamento com clientes, fornecedores e outros stakeholders. Por isso, separamos 5 dicas para você melhorar o processo logístico da sua empresa de uma vez por todas. Confira!
Monitore o estoque com precisão para ter sucesso no processo logístico
O estoque é uma das chaves do processo logístico. Afinal, itens parados por muito tempo, além do risco de desgaste que sofrem, representam perda de dinheiro e ainda limitam o espaço de armazenagem que podia estar sendo ocupado por outras peças mais promissoras. Por outro lado, a falta de produtos nesse estoque também pode fazer com que a empresa deixe de atender algumas demandas, perdendo negócios.
O controle eficiente de estoque envolve a manutenção de um equilíbrio, identificando qual a quantidade necessária de cada produto de acordo com o próprio histórico da empresa; fatores de sazonalidade e outros.
Determine indicadores para o seu desempenho
Como saber se o seu processo logístico é eficiente sem indicadores que demonstrem isso com base em dados? Ou ainda, como saber se ele está evoluindo sem essas métricas? Estabeleça dados que você possa quantificar e monitorar e que realmente sejam um reflexo das atividades mais importantes da sua logística.
Alguns exemplos que podem ser utilizados são: tempo de entrega, taxa de produtos que voltam (e, dentro disso, quantos voltam porque foram entregues de forma errada ou sem respeitar o prazo), taxa de extravio, custo de armazenagem, quantidade de entregas por dia/semana/mês e outros.
Se você já identificou o que precisa melhorar no seu processo logístico, defina indicadores que estejam ligados a isso. Determinar muitas métricas para monitorar no mesmo período nem sempre é a melhor estratégia.
Antecipe as demandas de produtos
Se a sua empresa já está há alguns anos no mercado, você consegue prever as demandas dos produtos de acordo com a sua própria realidade. Quanto mais precisa for essa previsão, mais você consegue se preparar para essas demandas.
E isso vai além de saber qual item é mais requisitado em um determinado momento: antecipar também significa analisar em quais regiões geográficas estão essas demandas, quais são os possíveis problemas de entrega, qual a frota necessária para atender, entre outros fatores.
Invista na automação logística
Para que os gestores possam pensar estrategicamente nos processos logísticos, eles precisam ter tempo hábil para isso. A automação de processos traz justamente esse benefício: permite que atividades de caráter operacional sejam realizadas de forma automática, reduzindo a demanda de profissionais e ainda diminuindo a taxa de erros.
Aposte na integração para o processo logístico da sua empresa
A logística só vai funcionar bem se for integrada a todos os outros setores da empresa e compor o planejamento estratégico geral da organização. E para que essa integração aconteça da forma mais eficiente, é importante contar com um sistema de gestão integrada que facilite a interação entre os segmentos, permitindo uma visualização fácil e intuitiva.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?