Software para loja de material de construção
Pequenas ou grandes lojas de material para construção têm em comum a necessidade de organizar uma série de processos e produtos rapidamente. Fazer isso manualmente é um desafio que não costuma atender à demanda no que se refere à eficiência. Assim, investir em um sistema para loja de material para construção é a melhor opção para atingir esse objetivo de forma muito mais prática.
Afinal, um sistema próprio automatiza todas as tarefas de forma prática e altamente eficaz. Mas de que forma um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) pode realmente te ajudar a gerenciar o negócio no dia a dia?
Confira agora por que investir em um software pode ajudar a multiplicar o sucesso das lojas de materiais para construção.
Organização no estoque da loja de materiais para construção
O estoque de uma loja de material para construção é repleto de itens e prateleiras a perder de vista. Por isso, é fundamental ter um sistema de controle com dados de entrada e saída dos produtos, localização dos materiais e o ponto de de reposição dos itens.
Embora alguns empreendimentos utilizem planilhas para fazer isso, tais ferramentas apresentam uma série de riscos, como dados desatualizados e perda de informações. Já um sistema para loja de material para construção traz, além da maior segurança dos dados da empresa, diversas funcionalidades úteis para a loja.
Dentre elas, a classificação do mix de produtos, formação do preço de custo e de venda, mark-up sugerido e aplicado, inventário do estoque e impressão de etiquetas para a automação dos processos.
Em suma, com a gestão automatizada do estoque, a loja de material para construção evita a perda de mercadoria (por passarem do prazo de validade, por exemplo), a falta de produtos e o encalhe dos itens nas prateleiras.
Praticidade no processo de vendas da loja de construção
Além de facilitar todo o processo de compra e estocagem de mercadorias, o sistema para loja de material para construção conta com vantagens relacionadas diretamente com o cliente. No sistema há ferramentas para uma Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) eficaz, que ajudam a loja a prospectar, classificar os clientes e conhecer suas preferências de compra.
Um bom programa de gestão integrada possui também a base para que tudo isso seja feito: as funcionalidades para o processo de vendas. Com elas, é possível controlar as formas de pagamento (dinheiro, cartão, cheque, crediário); descontos; abertura, sangria e fechamento do caixa; imprimir cupons, recibos e documentos fiscais (NF-e, CF-e e SAT), e até estabelecer as metas dos vendedores.
O resultado de toda essa automatização, agiliza o processo e ajuda a equipe comercial a conseguir muito mais vendas para a loja.
Gestão completa para administrar melhor
Você já sabe que utilizar um software para loja de material para construção ajuda seu negócio a ter mais vendas e um estoque impecável, mas as vantagens vão muito além. O trabalho administrativo da empresa também ganha com a implantação de um sistema ERP.
Com ferramentas próprias para atividades do setores fiscal, financeiro, recursos humanos, contabilidade, o sistema reúne todos os controles que a loja necessita em um só lugar. Isso aumenta a produtividade dos profissionais não apenas por conta da confiabilidade dos dados, mas também devido à integração, já que, assim, não há um software diferente por departamento e planilhas ultrapassadas e desatualizadas.
De maneira geral, um sistema para loja de material para construção otimiza a gestão de todo o negócio com ferramentas inteligentes de análise e inserção de dados ideais para empresas de todos os portes. Embora a procura pelo melhor ERP deva considerar diversos aspectos, é fato que investir na automatização dos processos traz economia e mais sucesso para a loja.